Práticas Pedagógicas na Formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental com sentido do humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51439

Palavras-chave:

formação de licenciados e licenciadas., práticas pedagógicas, pesquisa, colonialidade

Resumo

Este artigo apresenta a experiência e desafios que a Prática Pedagógica e a Pesquisa enfrentam no âmbito da formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental em decorrência da Pandemia. Assim, buscam-se novos sentidos para a formação, abrem-se espaços de cooperação e constroem-se propostas alternativas, de forma consensual entre docentes e discentes, com o propósito de priorizar o cuidado com a vida, a saúde, a comunicação, o trabalho solidário e assim aprender a ensinar com o sentido do humano. A prática pedagógica pode ser assumida como espaço dialógico de integração, em diversos contextos educativos, onde as estudantes assumem com responsabilidade ambiental e ecológica o ensino das ciências naturais desde seus territórios, diferenças e diversidade cultural, conforme expresso em seus relatos dessa experiência. Enquanto as professoras se ocupam de uma tarefa comum, onde se destaca a construção coletiva apoiada no diálogo interdisciplinar, o que implica um pensamento crítico (Freire 2006) e da origem a novos entendimentos sobre a formação, as ciências e a pedagogia, no âmbito da Educação Científica. Por sua vez, a formação investigativa das estudantes de graduação está voltada para a pesquisa documental, o que lhes permite abordar o campo emergente da educação em ciências com um sentido do humano: contexto, diferença e diversidade cultural, em coerência com o propósito de formação de educadoras reflexivas, pesquisadores e críticas. Assim, as aprendizagens, reflexões e anseios de professores e estudantes que participam desta experiência, ainda em curso, alcançam resultados associados tanto à formação como à identidade profissional das futuras educadoras que reforçam a sua capacidade de crítica, criatividade, cooperação e mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Barrios Estrada, Universidad de Nariño, Nariño

Doctora en Ciencias de la Educación. Docente investigadora en los programas de Licenciatura, Maestría y Doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad de Nariño. ossui graduação em Pedagogia pela Universidad Jagelonia(1987), mestrado em Maestria en educación énfasis en docencia universitaria pela Universidad Pedagogica Nacional(1997) e doutorado em Doctorado en Ciencias de la educación pela Universidad Del Cauca(2014). Atualmente é Docente investigadora da Universidad de Narino e Revisor de periódico da Revista Tendencias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Segunda líder del Grupo GIDEP – Categoría A COLCIENCIAS 2017

Alejandra Eismann, UNIRIO

Biotecnologa (Universidad Nacional de San Martin, Argentina/ 2012), Mestre em Ciências no programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (TPQB, UFRJ/ 2013) e Doutora em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, no programa de Pós-graduação com esse nome, na Universidade Federal Fluminense (PBMAC, UFF/ 2019). Especializada em biotecnologia, cultivo de algas com interesse comercial e produtos naturais. Atuação no ensino de ciências e educação ambiental.

Referências

ALIMONDA, H. (org). La Naturaleza colonizada. Ecología política y minería en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2011

ANDRÉ, C. A prática da pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico apoiados por recursos tecnológicos: impactos na formação de professores. Tese doutoral. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2009.

BARRIOS, A. La tensión disciplinar entre pedagogía y ciencias naturales en la formación de Licenciados: caso Universidad de Nariño. Tesis Doctoral. Popayan, Colombia: Universidad del Cauca, Rudecolombia, 2014.

Consejo de la Facultad de Educación. (2014). Reglamento de Práctica Pedagógica Integral e Investigativa. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño.

CORCHUELO, M. Un Giro en la educación en Ingeniería. Tesis Doctoral. Popayán, Colombia: Universidad del Cauca, Rudecolombia, 2007.

CREMADES, A. Revisión bibliográfica sobre estamentos educativos y diferencias culturales en Web of Science (ISI). Exedra, Número temático Estamentos Educativos y Diferencias Culturales del Alumnado: diseño de actividades para el fomento de la socialización (EEDCA), p. 105-121, 2011.

FALS BORDA, O. Ciencia propia y colonialismo intelectual. Bogotá: Carlos Valencia Editores, 1981.

FREIRE, P. La Educación como Práctica de la Libertad. Uruguay: Edit. Tierra Nueva, 1971.

_________Cartas à guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

_________Política y educación. México: Siglo XXI, 1997.

_________Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. México: Siglo XXI Editores, 2002.

_________ Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 2006.

GUIDO, J. Indio Solari: cuando en 1986 anticipó el viaje de los millonarios al espacio. Disponible en https://www.agenciapacourondo.com.ar/debates/indio-solari-cuando-en-1986-anticipo-el-viaje-de-los-millonarios-al-espacio

DUBOIS, A. La propuesta aLternativa desde el enfoque de las capacidades conceptos y marco

de análisis. In: Idigoras, María Oianguren (directora): Territorios en conflicto: claves para la construcción de alternativas de vida, Gernika-Luno: Red Gernika, 2020.

MOLINA-ANDRADE, A. Seminario Mapeamiento informacional Bibliográfico. San Juan de Pasto: Universidad Mariana, 2018.

RUFINO, L.; RENAUD, D.; SÁNCHEZ, C. Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v 7, p. 1-11, 2020.

SÁNCHEZ, C.; RIBEIRO, T. Ciência como histórias do mundo: dilemas e dicotomias nas aulas de ciências para pedagogia. Ensino, Saude e Ambiente, v. 5, n. 1, 2012.

SVAMPA, M. Consenso de los Commodities y lenguajes de valoración en América Latina. Nuso, Nº 244, 2013.

VALDERRAMA-PÉREZ, D; EL-HANI, C.; MOLINA ANDRADE, A. Diálogos entre distintas formas de conocimiento en el aula de ciencias: reflexiones teóricas y metodológicas. In: Molina-Andrade, Adela (editora). Investigación y formación de profesores de ciencias: Diálogos de perspectivas Latinoamericanas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2020.

VENEGAS-SEGURA, ANDRÉS ARTURO. Aproximación interpretativa a la narración sobre la naturaleza de cuatro niños y niñas. In: MOLINA-ANDRADE, A. (compiladora): Perspectivas epistemológicas, culturales y didácticas en Educación en Ciencias y la formación de profesores: Avances de investigación. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Barrios Estrada, A., & Irina Eismann, A. (2021). Práticas Pedagógicas na Formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental com sentido do humano. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 358-390. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51439