Saneamento básico e qualidade de vida como tema gerador de uma proposta de inserção da Educação Ambiental Crítica no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54026

Palavras-chave:

educação matemática, questões socioambientais, ensino de matemática na EJA.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a proposição de estratégias didáticas em Educação Ambiental (EA), tendo como base metodológica os temas geradores, proposta por Paulo Freire, no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode contribuir para uma formação crítica e potencialmente transformadora. Para tal propósito, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com alunos de Matemática - Ensino Fundamental na EJA. A Sequência Didática (SD) foi pautada no tema gerador “Saneamento Básico e Qualidade de Vida”, em que abordamos os conhecimentos matemáticos inseridos em atividades contextualizadas no cotidiano dos alunos, sob um viés crítico. Mediante análise da implementação da SD em questão, constatamos uma dependência dos alunos mais jovens em relação a tecnologia e uma influência dos conhecimentos dos colegas com maior experiência de vida. Além disso, ficou evidente que os alunos interagiram, defenderam seu ponto de vista e são conscientes sobre sua responsabilidade individual em relação ao saneamento básico. Observamos também, uma imensa dificuldade dos alunos com operações matemáticas envolvendo decimais e interpretação textual, bem como com aa realização de cálculos com ou sem calculadora. Portanto, concluímos o quanto é relevante para os alunos da EJA que mais intervenções com esse enfoque sejam efetuadas na educação Matemática, pois ao associar aspectos socioambientais, o processo de ensino e aprendizagem em matemática torna-se muito mais significativo, podendo inclusive promover transformações no modo de os alunos ver e intervir na realidade.

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Biografia do Autor

Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

Cíntia Cristiane de Andrade (andrade-cintia@hotmail.com), Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM - Universidade Estadual de Maringá). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Possui graduação em Ciências (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus de Paranavaí) e Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus de Paranavaí), possui Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus de Paranavaí), Especialização em Educação do Campo pela Faculdade São Braz e Especialização em Educação-Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Campus Medianeira, Polo Paranavaí). Coordenadora Geral da Revista Científica Monumenta. Docente PSS da Rede Estadual de Educação Básica (SEED/PR) e Docente Colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus de Paranavaí).

Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1987), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992) e Doutora em Ciências pela UFSCar (1999). Foi docente colaboradora no Departamento de Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (1999-2000). É Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, na área de Ensino, de 2000 até o presente. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências, atuando, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, didática no ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em escolas, unidades de conservação e comunidades. Em 2003, criou o Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental - SEMINARE. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM no biênio 2011-2013 e Pró-Reitora de Ensino na UEM na gestão 2014-2018. Pesquisadora Associada, desde dezembro de 2018, do Centre de recherche en éducation et formation relative à l'environnement et à l'écocitoyenneté da Universidade do Quebéc em Montreal - UQAM.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Andrade, C. C. de, & Obara, A. T. (2024). Saneamento básico e qualidade de vida como tema gerador de uma proposta de inserção da Educação Ambiental Crítica no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 08/11/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54026

Edição

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Artigos