Docência e pandemia covid-19: reflexões indispensáveis sobre os impactos emocionais
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a55061Palavras-chave:
educação, docente, saúde mental, COVID-19Resumo
Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o contexto pandêmico frente aos casos do Coronavírus (COVID-19). Desde então, a vivência dos indivíduos sofreu modificações, tendo a educação como um dos cunhos mais afetados. Realizar revisão reflexiva de artigos publicados sobre os impactos emocionais dos docentes oriundos da prática do ensino remoto durante a pandemia COVID-19. Trata-se de uma revisão reflexiva de artigos publicados, nos últimos cinco anos, em três diferentes bases de dados: no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na U. S. National Library of Medicine (NLM) - PubMed e na SciVerse Scopus (SCOPUS). Foram encontrados trinta artigos e filtrados para doze, que foram lidos na íntegra. Encontrou-se desafios impostos nos aspectos sociais, políticos, econômicos, sanitaristas e a exigência do docente em acelerar o desenvolvimento das habilidades no uso das ferramentas tecnológicas e aumento da carga horária, que desencadearam impactos emocionais no docente. Como conclusão a docência está atravessada por desafios inerentes a questão pandêmica e identificada a oportunidade de potencialização de reflexões acerca de práticas pedagógicas com dialogicidade entre seus pares.
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