A aprendizagem criativa como ferramenta para empoderamento e educação de pacientes sobre câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59743Palavras-chave:
câncer de mama, letramento em saúde, educação de pacientes, participação do paciente, empoderamento para a saúdeResumo
Objetivou-se neste manuscrito descrever a contribuição de 4 Oficinas Educativas Lúdico-Dialógicas para promover a educação de pacientes sobre câncer de mama (Ca mama) para mulheres que vivenciaram este diagnóstico, utilizando como ferramenta a Aprendizagem Criativa. Como abordagem, se utilizou a pesquisa qualitativa e a pesquisa participativa de base comunitária visto que este estudo tem como eixo central a relação dialógica e a construção compartilhada de conhecimentos através da valorização dos conhecimentos tanto da ciência quanto de quem vivenciou tal diagnóstico. Teve a participação de 12 mulheres que vivenciaram o diagnóstico do Ca mama, com idade entre 40 e 72 anos e elegeu-se a roda de conversa como instrumento para coleta de dados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, sendo as categorias: Promover à paciente o acesso ao conhecimento sobre Ca mama para melhoria do cuidado; A importância de favorecer a compreensão da paciente em relação aos conhecimentos construídos sobre Ca mama; A educação em saúde como dispositivo para o empoderamento de pacientes. Tendo na horizontalidade, construção compartilhada de conhecimentos e criatividade dispositivos importantes para a construção efetiva e significativa do conhecimento, a Aprendizagem Criativa se faz um caminho inovador para fomentar a criticidade e empoderamento das mulheres participantes. O conhecimento construído possibilitou que elas atuassem, nos meios sociais em que vivem, como multiplicadoras desses aprendizados ampliando e democratizando o acesso as informações sobre Ca mama.
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