A aprendizagem criativa como ferramenta para empoderamento e educação de pacientes sobre câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59743

Palavras-chave:

câncer de mama, letramento em saúde, educação de pacientes, participação do paciente, empoderamento para a saúde

Resumo

Objetivou-se neste manuscrito descrever a contribuição de 4 Oficinas Educativas Lúdico-Dialógicas para promover a educação de pacientes sobre câncer de mama (Ca mama) para mulheres que vivenciaram este diagnóstico, utilizando como ferramenta a Aprendizagem Criativa. Como abordagem, se utilizou a pesquisa qualitativa e a pesquisa participativa de base comunitária visto que este estudo tem como eixo central a relação dialógica e a construção compartilhada de conhecimentos através da valorização dos conhecimentos tanto da ciência quanto de quem vivenciou tal diagnóstico. Teve a participação de 12 mulheres que vivenciaram o diagnóstico do Ca mama, com idade entre 40 e 72 anos e elegeu-se a roda de conversa como instrumento para coleta de dados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, sendo as categorias: Promover à paciente o acesso ao conhecimento sobre Ca mama para melhoria do cuidado; A importância de favorecer a compreensão da paciente em relação aos conhecimentos construídos sobre Ca mama; A educação em saúde como dispositivo para o empoderamento de pacientes. Tendo na horizontalidade, construção compartilhada de conhecimentos e criatividade dispositivos importantes para a construção efetiva e significativa do conhecimento, a Aprendizagem Criativa se faz um caminho inovador para fomentar a criticidade e empoderamento das mulheres participantes. O conhecimento construído possibilitou que elas atuassem, nos meios sociais em que vivem, como multiplicadoras desses aprendizados ampliando e democratizando o acesso as informações sobre Ca mama.

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Biografia do Autor

Clarice Silva de Santana, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fisioterapeuta pela Sociedade Educacional Fluminense (2002). Especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - FIOCRUZ. Aperfeiçoamento de Fisioterapia em Mastologia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mestre e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ).

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pós-Doutorado em Estudos sobre Ciência e Sociedade pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2011), Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Pesquisa Clínica em Epidemiologia e Tecnologias Inovadoras em Saúde desde 2013. Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz (2001). Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (1996). Coordenação do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz desde 2013. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) do Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Membro ad hoc do Comitê de Ética em Pesquisa do INI/Fiocruz. Coordenadora de projetos de pesquisa em Saúde Coletiva. Coordenação da Comissão de Projetos Sociais do INI/Fiocruz. Tem experiência em Saúde Pública, Epidemiologia, Pesquisa Clínica, Promoção da Saúde e Prevenção de doenças Infecciosas e outros agravos à saúde; Tecnologias Inovadoras em Saúde, Educação em Saúde e Ambiente, Divulgação e Popularização da ciência, Ensino Formal e Não formal em Biociências e Saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Santana, C. S. de, & Souza, C. T. V. de. (2024). A aprendizagem criativa como ferramenta para empoderamento e educação de pacientes sobre câncer de mama. Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 21/12/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59743

Edição

Seção

Artigos