A Disciplina Resolução de Problemas Matemáticos nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60793

Palavras-chave:

resolução de problemas, disciplina Resolução de Problemas Matemáticos, SEEDUC

Resumo

Neste trabalho apresentamos um panorama sobre o uso da Resolução de Problemas no processo de ensino-aprendizagem em Matemática. Procuramos abordar a maneira com que a BNCC e os PCN dialogam com as estratégias de Resolução de Problemas. O objetivo principal deste trabalho é analisar algumas das ideias que professores das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro têm acerca da disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM), criada em 2012 pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Para isso, foi aplicado um questionário a um grupo de professores e utilizada como instrumento de comparação uma pesquisa semelhante desenvolvida em 2015. Constatou-se mais uma vez a inexistência de capacitação para que os professores trabalhassem a disciplina adequadamente. Apesar de diversas dificuldades apontadas, muitos professores se mostraram favoráveis à criação de uma disciplina nos moldes da RPM em escolas municipais.

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Biografia do Autor

Altemar Falcão da Cunha, Escola Souza da Silveira, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Licenciatura em Matemática pela UERJ e Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) pela UERJ. É professor da Faculdade São Camilo.

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Doutorado em Física pela UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ. Professor permanente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Doutorado em Matemática pela UFRJ. Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ. Professora permanente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Marcus Vinicius Tovar Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Doutorado em Física pela UFF. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ. Professor permanente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Cunha, A. F. da, Barbosa, A. C. de C., Concordido, C. F. R., & Costa, M. V. T. (2024). A Disciplina Resolução de Problemas Matemáticos nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro. Ensino, Saude E Ambiente, 17, Publicado em 28/08/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60793

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