Abordagem CTS diante das interpelações do sentido de interseccionalidade entre raça e gênero: enfrentando o currículo no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a63733

Palavras-chave:

CTS, raça, gênero, currículo, ensino

Resumo

Este texto é um artigo feito a muitas mãos, pois foi escrito a partir de uma disciplina optativa no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense, cujo objetivo foi entender como o conceito de interseccionalidade pode ser pensado no campo do ensino de ciências. Assim, interpelamos, a partir da interseccionalidade entre raça e gênero, as práticas e os saberes científicos nomeados e interpretados pela abordagem CTS. Para tanto, discutimos os conceitos de CTS e de interseccionalidade a partir das epistemologias negras e trazemos à cena um breve relato de um projeto de pesquisa e de extensão no Ensino de Química, a fim de entender como um documento curricular pode romper com as opressões por raça e por gênero.

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Biografia do Autor

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutora (2003) e Mestre em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, Professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN).

Carlos Magno Rocha Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Tem graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1985), atualmente USP interior, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, 1988 e 1992, respectivamente. Realizou um pós-doutarado na França, Universidade Renné Descartes nos anos 1992-1993, e na Universidade de Alicante (Espanha) nos anos de 2011-2012. É Professor Titular (Classe-E) da Universidade Federal Fluminense desde dezembro de 2015. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicação de sais de tálio III em química orgânica, reação de Reformatsky assimétrica, aplicação de ultrasom e microondas em síntese orgânica e transformação química em produtos naturais. Estes estudos visam a síntese de produtos naturais terrestres e marinhos biologicamente ativos e fármacos. O Prof. tem ainda desenvolvido trabalhos na área de Ensino de Química, Divulgação Científica e Extensão, na publicação de livros e artigos científicos, bem como no desenvolvimento de produtos instrucionais para o ensino e divulgação científica como, por exemplo, áudios, vídeos, jogos e kits educacionais.

Brunno Pinto Freitas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Formando em licenciatura em química. Cursando bacharelado em química. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em química (ppgquff) no laboratório de materiais moleculares multifuncionais (l3m) na universidade federal fluminense na linha de pesquisa sobre compostos de coordenação, cristalografia estrutural e magnetismo molecular. Tem experiência na área de química e ensino de química.

 

Rose Mary Latini, Universidade Federal Fluminense

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino. Lidera, com a Profa. Luiza Rodrigues de Oliveira, o Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico-cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Em sua produção os temas principais são Arqueometria, Ensino de Ciências, Química e Ambiente e Educação para o Ambiente.

Felipe Barreto Vimieiro Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrando Profissional em Ensino de Ciências da Natureza (UFF), graduando em Matemática Licenciatura pela mesma universidade e técnico em Designer de Games pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Atua como professor e coordenador de física no pré-vestibular social Rede Educativa UFF, é membro fundador no coletivo estudantil Desenvolvimento de Jogos UFF (DJUFF) e atuou no setor de Tecnologia da Informação no Instituto de Física da UFF (IF-UFF).

Janssen Marques de Vasconcelos, Universidade Federal Fluminense

Formado em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pós-graduado em Metodologia do Ensino de Biologia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia de Artrópodes. Atualmente professor do colégio Liceu Franco Brasileiro, atuando como professor do ensino fundamental II e ensino médio, professor do Colégio pH, trabalhando como professor de ciências (fundamental) e biologia do ensino médio, pré-vestibular e em aulas específicas para Medicina. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jéssica Ponte Martins de Souza, Universidade Federal Fluminense

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, Brasil.

 

Julia Roberta Pereira dos Santos Moraes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Maria Vivas Lessa de Araujo, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2005) e graduação em Biologia - Faculdades Reunidas Nuno Lisbôa (1993). É professora Doc I Ciências - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente atua como Orientadora Educacional do Colégio Estadual Laureno Matos- Saquarema.

Giselle Maia dos Santos, Universidade federal Fluminense

Atualmente cursa Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Federal Fluminense. É especialista em Educação Ambiental pela UniFECAF. Em 2021 graduou-se em Ciências Biológicas: Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense e segue no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Biologia Marinha na mesma instituição. Possui experiência em educação básica (Ensinos Fundamental II, Médio e EJA), pré-vestibular, práticas experimentais de ensino, educação ambiental, Zoologia, Ecologia Marinha, Neuroeducação e divulgação científica. Já foi bolsista de Iniciação Científica, do PIBID e da Residência Pedagógica. Trabalhou como técnica no Laboratório de Ensino de Ciências da Natureza no colégio de aplicação da UFF - COLUNI UFF, e atualmente é professora de Ciências na Escola Municipal Maria Campos da Silva, em Petrópolis-RJ.

Mateus Braga Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (2021). É mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência como estagiário de professor de física no Ensino Médio. Tem ênfase na área de Educação de Jovens e Adultos.

Renata Pereira Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Possui pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (faveni), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Atua desde 2007 como agente do guarda Civil Municipal de Mesquita, oferecendo palestras em escolas municipais e estaduais sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Compõe o grupamento ambiental da mesma instituição atuando como palestrante na Área de Proteção Ambiental. Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-08-26 — Atualizado em 2024-08-29

Versões

Como Citar

Oliveira, L. R. de, Ribeiro, C. M. R. ., Freitas, B. P. ., Latini, R. M., Barbosa, F. B. V. ., Vasconcelos, J. M. de ., Souza, J. P. M. de ., Moraes, J. R. P. dos S. ., Araujo, M. V. L. de ., Santos, G. M. dos ., Cavalcanti, M. B. ., & Coutinho, R. P. (2024). Abordagem CTS diante das interpelações do sentido de interseccionalidade entre raça e gênero: enfrentando o currículo no Ensino de Química. Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 26/08/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a63733 (Original work published 26º de agosto de 2024)

Edição

Seção

Dossiê Interseccionalidades

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