Entretenimento como veículo para promoção da Educação Alimentar e Nutricional na Internet: um caminho possível?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a63757Palavras-chave:
agricultura sustentável, comportamento alimentar, direitos culturais, direito humano à alimentação adequada, mídias sociaisResumo
Diante do aumento do consumo de conteúdo em vídeo e dos canais que compartilham modos de vida saudáveis, este trabalho tem como objetivo verificar se há possibilidade para promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) por meio do entretenimento gerado por canais de agricultores familiares, dentro da rede social “Youtube”. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter transversal, utilizando como metodologia a análise de conteúdo temática. Foram analisados e incluídos os 3 vídeos mais acessados dos 5 canais mais populares procedentes da pesquisa, totalizando 439 minutos analisados e 31 fragmentos relevantes para a discussão; juntos, somaram 35.730.853 milhões de visualizações. As cenas encontradas apresentaram práticas de comensalidade, preparo, origem dos alimentos, agroecologia, sustentabilidade, cooperação e variedade de alimentos. Estes saberes, quando compartilhados nas mídias sociais, ainda que sob a forma expressa de entretenimento, contribuem para ampliar o acesso à informação, tendo pleno potencial de promover a EAN, aproximar estes produtores com os consumidores e incentivar a aquisição de alimentos de maior qualidade, favorecendo a segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a alteridade cultural, bem como promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Assim, fortalecendo o direito humano à alimentação adequada.
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