O CONTEXTO PÓS-GENÔMICO E AS PERSPECTIVAS DE ALUNOS QUE INGRESSAM NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Authors

  • Fernanda Peres Ramos UTFPR- Campus Dois Vizinhos /Doutoranda do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL
  • Marcos Rodrigues da Silva Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática/Departamento de Filosofia – UEL
  • Sérgio de Mello Arruda Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática/Departamento de Física – UEL
  • Marinez Meneghello Passos Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática/ Departamento de Matemática – UEL

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21002

Abstract

Na década de 1980 surge o Projeto Genoma Humano (PGH), projeto este repleto de expectativas para desvendar geneticamente o ser humano. Entre tais expectativas está a ideia de uma ciência salvacionista e determinista, justificada pela crença no material genético como único responsável pelas expressões genéticas. Contudo, os resultados do projeto direcionaram mudanças nas pesquisas representando o cenário pós-genômico. Nesse contexto, os projetos se utilizam de discursos antagônicos ao determinismo, nos quais permeiam valores pautados na complexidade e na biologia de ‘sistemas’. Como exemplo, estão os trabalhos voltados à epignética, baseados na existência de vários fatores interagindo com o gene. Alguns autores argumentam que esse cenário, apesar de apresentar uma mudança discursiva, tem ainda características deterministas. Este artigo utilizou-se de entrevistas para identificar os valores científicos presentes na percepção de alunos de graduação em relação às pesquisas pós-genômicas. As análises revelaram transitoriedade nos discursos, retratando uma sazonalidade entre determinismo e complexidade.

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How to Cite

Ramos, F. P., da Silva, M. R., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2013). O CONTEXTO PÓS-GENÔMICO E AS PERSPECTIVAS DE ALUNOS QUE INGRESSAM NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Teaching, Health and Environment, 6(1). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21002

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