ABORDAGEM DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS – DESVELANDO OS BASTIDORES DE UMA PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i2.a21040Abstract
ResumoNeste texto, professoras, com longa militância em sala de aula, relatam o processo e os
desafios ao assumirem se tornarem autoras de livro didático. Após breves reflexões
sobre as questões referentes ao livro didático e ao currículo, as autoras revelam os
bastidores do processo de produção da proposta: estudos, pesquisas, reuniões e mais os
embates internos e as pressões externas. Optam por destacar a abordagem da
sexualidade humana e suas interfaces com a ciência e a saúde; os cuidados que se
impõem ao falar do corpo e da sexualidade em material didático, cujos textos e imagens
não reforcem crenças subjetivas, tabus e preconceitos, e nem disseminem informações
errôneas, mas sim, construam conhecimentos que gerem a prática do cuidado com o
corpo associado à promoção da saúde e à vivência prazerosa e responsável da
sexualidade.
Palavras-chave: livro didático – sexualidade – currículo – professores - ciências
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.