AS ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “JOGO DAS ÁGUAS”

Autores

  • FATIMA DE PAIVA CANESIN UFF
  • ROSE MARY LATINI UFF
  • MARIA BERNADETE PINTO DOS SANTOS UFF
  • LUCIDEA R COUTINHO UFF
  • ALFREDO VICTOR BELLIDO UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21072

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo de um jogo didático, denominado "Jogo das Águas", disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, considerando os conteúdos de Química e suas articulações com situações cotidianas, implicações tecnológicas, sociais e ambientais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, cujos dados foram os textos presentes nas cartas do jogo. As
categorias de análise Química; Educação Ambiental; Química e Cotidiano; Química e Meio Ambiente e Química e CTS foram identificadas pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que a articulação de conhecimentos não está presente nas duas primeiras categorias e, que nas outras, a articulação permite que o professor introduza novas linguagens no ensino de química, favorecendo o aprendizado de forma mais integrada.
Palavras-chave: Ensino de Química, Jogo Didático, Ciência-Tecnologia-Sociedade

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

CANESIN, F. D. P., LATINI, R. M., SANTOS, M. B. P. D., COUTINHO, L. R., & BELLIDO, A. V. (2012). AS ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “JOGO DAS ÁGUAS”. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21072

Edição

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