JORNAL DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE: DETABES E REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • JOELMA GOLDNER KRÜGER IFES
  • SIDNEI QUEZADA IFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21077

Resumo

O Jornal Escolar da Ciência (JEC) é uma atividade interdisciplinar extracurricular de caráter cultural e educativo promovido pelo Programa Estadual de Iniciação Científica
Júnior da FAPES e CNPq. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de construção do jornal da ciência na escola publica de ensino médio, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, tecnologia e ambiente, na comunidade escolar em uma região a margem da sociedade, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. A equipe deste
projeto foi formada por cinco alunos do ensino médio, um aluno de licenciatura, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local. Acreditamos que este projeto contribuir com a alfabetização científica, rompendo paradigmas herdados da visão fragmentada do conhecimento presente nas salas de aula.
Palavras-chave: alfabetização científica, jornal escolar, interdisciplinaridade, iniciação científica júnior, CTSA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

KRÜGER, J. G., & QUEZADA, S. (2012). JORNAL DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE: DETABES E REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21077

Edição

Seção

Artigos