JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239Abstract
Este artigo tem como intenção estimular o uso de jogos didáticos como um possível fomentador no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é compartilhar ações que possam ser aplicadas por professores do Ensino Básico na disciplina de Física. A proposta aqui narrada foi desenvolvida durante a disciplina de Física 1, no curso de Licenciatura em Química em uma Universidade pública. Durante essa atividade foi possível identificar que: (1) os acadêmicos desconheciam a possibilidade de utilizarem jogos didáticos como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino-aprendizagem; (2) as turmas do Ensino Médio, cujos alunos testaram os jogos, participaram ativamente das aulas e aprovaram o material didático; (3) os professores da rede pública pertencente ao Núcleo Regional de Educação cujos jogos foram apresentados, gostaram muito da ideia e se animaram para adaptar jogos para o ensino de Física. Deste modo, concluímos que os jogos didáticos podem ser utilizados na formação docente e no ensino de física, além de propormos que, caso o professor não tenha condições de elaborar um jogo, faça adaptações com jogos já existentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.