O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE O HIV/AIDS E A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E TEATRO NA RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AO TEMA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21289Abstract
A Organização Mundial de Saúde relata que a grande maioria dos adolescentes inicia sua vida sexual entre 12 e 17 anos. Jovens caracterizam-se pela vulnerabilidade às Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a Síndrome da Imunodeficiência Humana. Objetivamos avaliar o grau de conhecimento sobre AIDS/HIV entre adolescentes e adultos em comunidade escolar e, após a aplicação de recursos educativos, determinar a eficácia na aquisição de conhecimento sobre o assunto. O instrumento de coleta utilizado foram questionários que abordavam dados gerais do participante e perguntas a respeito do tema. Com base nos resultados obtidos na primeira etapa, os alunos do ensino fundamental o participaram do jogo “Zig ZAIDS”, desenvolvido pela Fiocruz, e assistiram a um teatro, representando o modo de atuação do vírus HIV nas células, assim como situações do cotidiano vividas por portadores. Em seguida, um segundo questionário foi aplicado, abrangendo o conteúdo apresentado no jogo e no teatro. Na primeira coleta, observou-se diferenças de conhecimento entre gênero e escolaridade. A partir destes dados, observa-se a influência da escolaridade no nível de informação dos estudantes. Concluímos também que o jogo e o teatro mostraram-se efetivos para o ensino desse tema, sendo uma importante ferramenta metodológica de apoio aos professores de Biologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.