RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21612Abstract
O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos, desenvolvida com o objetivo de proporcionar ao professor do ensino fundamental II material de apoio para abordar temas ambientais de forma prática, lúdica, multidisciplinar e transversal. A pesquisa qualitativa envolveu a participação de professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, coleta de dados por meio de questionário e entrevista para identificação da demanda docente, organização da SD e avaliação desta pelos professores. A SD foi estruturada com cinco etapas envolvendo atividades com o uso de vídeo, jogo, atividade de campo e artística, abordando temas como a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva. Os professores consideraram que a SD apresenta etapas bem elaboradas, claras e de fácil realização, bom conteúdo, boa estrutura didática e pedagógica, objetivos claros e preocupação com a construção de saberes do aluno e do professor, permitindo trabalhar diferentes habilidades nos alunos, estreitar vínculos entre os mesmos, entre estes e o professor, contribuindo para o estímulo e educação continuada do docente. Verificou-se que a sequência didática é clara e acessível a professores de diversas áreas de conhecimento, possibilitando sua adaptação a diferentes realidades de sala de aula.
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