CURSO ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO, DROGAS E SAÚDE: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (RJ, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21643Abstract
Embora o tema drogas tenha sua relevância nos âmbitos social e educativo, estudos revelam certa dificuldade dos professores para lidar com o tema na escola básica. Isso está ancorado em diferentes fatores sociais e pedagógicos, como a carência de formações continuadas e a dificuldade secular de se compreender a prevenção fora do enfoque proibicionista. Nesse contexto, este artigo investigou as motivações e expectativas de um grupo de 49 professores da educação básica durante uma formação online e gratuita sobre drogas. A maior parte dos cursistas revelou um interesse pelo conhecimento pessoal e instrumentalização para desenvolver novas ações nas escolas onde atuam. Sua maior parcela se preocupa em aprender em grupo e com as experiências alheias a fim de gerir novas situações de aprendizagem acerca do tema, promovendo prevenção. Embora a maior parte dos cursistas busque o curso como forma de atualização sobre drogas, alguns demonstraram interesse em questões assistenciais para lidar com alunos usuários, o que em princípio não vai ao encontro da proposta formativa. De forma geral, esses dados nos ampliam possibilidades de melhoramento desse e de outros cursos online associados ao eixo transversal saúde, como forma de intervir na realidade dos estudantes e reduzir práticas agressivas à saúdeDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.