PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27546

Abstract

O ensino de Ciências nos anos iniciais deve oportunizar a criança explorar e aprender sobre o mundo natural e social no qual está inserida. Neste contexto, o estudo do bioma Pampa permite que os estudantes aprendam sobre as características existentes neste ecossistema, possibilitando a integração de conceitos científicos às questões do cotidiano, contribuindo no desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos problemas socioambientais. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes concluintes dos anos iniciais sobre o bioma Pampa, o qual foi desenvolvido em três escolas públicas dos municípios de Jaguari e Uruguaiana, com a participação de 84 estudantes. O estudo possui cunho qualitativo de caráter exploratório, onde para a coleta de dados, realizou-se a aplicação de questionários semiestruturados para a representação dissertativa, e de desenhos para a representação gráfica. Na interpretação dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo e nuvens de palavras. Os resultados permitem inferir, que os estudantes possuem percepções abrangentes e distorcidas sobre o ambiente natural, descrevendo o Pampa a partir de florestas, árvores, natureza, flores e rios. A antropização do ambiente natural foi observada através de elementos como o lixo, desmatamento, poluição e a urbanização. Apenas os desenhos de uma das escolas investigadas apresentaram elementos do Pampa, relacionados à cultura e da tradição gaúcha. Desse modo, entende-se a necessidade de que as crianças sejam sensibilizadas sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais, através do empreendimento de ações e metodologias de ensino que possibilitem essa aprendizagem. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa PPG Educação em Ciências

Licenciada em Ciências Biológicas - IFFar/ SVS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria PPG Educação em Ciências

Licenciada em Ciências Biológicas - IFFar/SVS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa PPG Educação em Ciências

Licenciado em Ciências Biológicas - PUCRS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana Professor Adjunto

Licenciado em Ciências Biológicas - PUCRS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Doutor em Educação em Ciências - UFSM

Published

2020-05-25

How to Cite

Pinto, L. F., Baccin, B. A., Castro, L. R. B., & Pessano, E. F. C. (2020). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA. Ensino, Saude E Ambiente, 13(1). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27546

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)