The School health program

from the limits of intersetoriality to the proposal from the South

Authors

  • Marcelo Paraiso Alves UniFOA/IFRJ https://orcid.org/0000-0002-6236-3224
  • Cinthia Emerenciana De Almeida UniFOA https://orcid.org/0000-0001-5665-7034
  • Érik Imil Viana Farani UniFOA https://orcid.org/0000-0001-6218-9580
  • Alexandre Palma graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol. https://orcid.org/0000-0002-4679-9191

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40388

Abstract

This study aimed to investigate the concept of intersectoriality from the document Step by Step: Intersectoriality paths and their
developments in the Education of Youth and Adults of a public school. In detriment
of the specificity of this study - EJA - the investigative developments were conducted in only two schools, because of the program's restricted support to this teaching modality. The methodological scope was developed through documental analysis
related to the PSE and qualitative field research. The instrument used to produce the
empirical data emerged from the semi-structured interviews conducted with teachers, management team, nurses, and members of the Municipal GTI. The results revealed
that: a) there is a difference in the program development in the investigated schools, evidencing signs that the ordinary subjects interfere locally in the policies established by the public power; b) the document presents its constitution centered in the biomedical paradigm because if, on one hand, we noticed the qualification of the professionals who participated in the elaboration of the document centered in the
health scope, on the other hand, the actions proved to be entangled in the diseases aggravation; c) the speeches that emerge from the document, despite advocating for
intersectoriality and interdisciplinarity, are presented in the school daily routine as a
practice that subordinates the subjects living in this space; d) Finally, the data evidence a divergence between what is said and what is performed in the school daily
routine since it reduces the participation of subjects only in the execution of actions prepared a priori by the health sector.

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Author Biographies

Marcelo Paraiso Alves, UniFOA/IFRJ

Doutor em Educação (UFF). Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Desenvolve Estágio pós doutoral em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aluno da Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO) em EAD. Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra, Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora pelo UniFOA. Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989),. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história. É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial.

Cinthia Emerenciana De Almeida, UniFOA

graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA- (2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização;escola profissional; educação física e disciplinarização; pós- graduação em Ciências da Performance Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- (2009); pós- graduação em Educação Física Escolar pelo Instituto de Educação Física e Desportos/UERJ(2014) e mestrando no curso Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA(2017).

Érik Imil Viana Farani, UniFOA

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pela FOA/UniFOA, 2019. Possui pós-graduação em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Taubaté (2000). Graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2005) e Graduação em Letras pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998). Ampla experiência em sala de aula como professora de Língua Portuguesa, nos níveis fundamental, médio e superior. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Psicologia Social. Gerente da Divisão de Áreas Técnicas e Educação em Saúde (DATES) da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Coordena o Setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Volta Redonda. Atuou como Coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS), pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro Universitário (UniFOA). Coordena o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro Universitário (UniFOA).

Published

2021-02-20

How to Cite

Alves, M. P., De Almeida, C. E., Farani, Érik I. V., & Palma, A. (2021). The School health program: from the limits of intersetoriality to the proposal from the South. Ensino, Saude E Ambiente, 13(3), 21-40. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40388

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