EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL PARA A PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE: A EXPERIÊNCIA DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DE CENTRAL, BAHIA, BRASIL

Autores/as

  • ANDREIA ALVES SOARES FIOCRUZ
  • SILVANA CARVALHO THIENGO FIOCRUZ
  • MARTHA LOCKS MUSEU NACIONAL
  • ANTHONY ÉRICO GUIMARÃES FIOCRUZ
  • MARIA BELTRÃO MUSEU NACIONAL

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21020

Resumen

A experiência descrita é parte de um intensivo programa desenvolvido na Região Arqueológica de Central, Estado da Bahia. Esta região tem apresentado resultados encorajadores para o avanço das pesquisas, sendo desenvolvidos estudos pré-históricos e históricos, através de evidências arqueológicas. Apos a realização de um levantamento malacológico e a caracterização sócio-ambiental local, uma estratégia integrando a educação formal e a não-formal, com ênfase na prevenção da esquistossomose, foi elaborada, implantada e avaliada. Foram entrevistados 142 alunos e 11 professores do Ensino Fundamental, totalizando 11 turmas em seis escolas, sendo duas no município de Central e quatro em localidades próximas (Povoados: Veredas de Central, São João de Zé de Preta e Roçadinho). Com base nas entrevistas foram elaboradas quatro vitrines expositivas e sete painéis, dispostos de acordo com sete eixos temáticos: características gerais dos moluscos; tipos de moluscos; relação dos moluscos com o homem; distribuição das espécies de moluscos na Região Arqueológica de Central; o que é esquistossomose; o ciclo da esquistossomose; e a esquistossomose no Brasil. Além disso, foi organizada uma mesa onde o aluno integrava-se diretamente com o assunto, desenhando e reconhecendo os fatores envolvidos no ciclo da esquistossomose. A exposição foi realizada no Museu Arqueológico de Central e, como critério de avaliação, foram distribuídos questionários antes e após a visitação dos alunos e dos professores, bem como o acompanhamento de um biólogo durante a visitação. As abordagens realizadas neste trabalho reforçam a importância da educação em saúde, tanto na organização das exposições formais, quanto nas atividades de prevenção de doenças.

Palavras-chave: esquistossomose mansoni – educação em saúde – moluscos límnicos – Região

Arqueológica de Centra l – Bahia

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Publicado

2008-08-30

Cómo citar

SOARES, A. A., THIENGO, S. C., LOCKS, M., GUIMARÃES, A. ÉRICO, & BELTRÃO, M. (2008). EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL PARA A PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE: A EXPERIÊNCIA DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DE CENTRAL, BAHIA, BRASIL. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 1(1). https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21020

Número

Sección

Artigos