FORMAR PARA INCLUIR, INCLUIR PARA FORMAR: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • LUCIA DA CRUZ DE ALMEIDA UFF
  • KARLA SILENE OLIVEIRA MARINHO

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21049

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência voltada para a
formação de futuros professores de Física comprometidos com a educação inclusiva.
Para tanto, são apresentados, inicialmente, dispositivos legais e fundamentos teóricos
que subsidiaram o desenvolvimento da experiência, bem como, os principais obstáculos
e perspectivas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na
rede regular de ensino. Em seguida, além dos aspectos metodológicos adotados na
experiência que culminaram com a opção por ações relativas ao ensino de Física para
videntes e não-videntes, são apresentados os resultados alcançados em prol da formação
de professores conscientes de que a ação docente é um dos pilares que permitirá a
concretização da educação inclusiva no contexto escolar.
Palavras-chave: educação inclusiva – formação do professor – ensino de Física

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Publicado

2009-12-30

Cómo citar

ALMEIDA, L. D. C. D., & MARINHO, K. S. O. (2009). FORMAR PARA INCLUIR, INCLUIR PARA FORMAR: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 2(3). https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21049

Número

Sección

Artigos