O USO DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21051Resumen
Este artigo investiga o uso de analogias no ensino de ciências. Nesta parte introdutóriapesquisa-se as concepções dos professores de ciências e biologia a respeito do uso das
analogias; o que eles entendem por analogia, de que forma as utilizam em sala de aula e
sua importância no processo ensino aprendizagem. Utiliza-se como instrumentos as
informações de pesquisas bibliográficas, entrevista e questionários respondidos por
cinco professores de ciências, com prática docente no ensino fundamental e médio. Os
entrevistados definiram analogia como um termo utilizado para indicar semelhança,
igualdade, comparação entre fatos, situações, objetos, entre outros; afirmam que as
utilizam freqüentemente enquanto lecionam; é comum o uso espontâneo sem
planejamento prévio e raramente utilizam procedimentos pré-planejados para aplicar a
analogia. Os professores acreditam que as analogias são uma influência positiva para o
processo de aprendizagem dos alunos, porém devem ser bem utilizadas para não causar
confusões.
Palavras-chave: analogias no ensino, analogias no cotidiano, ensino de ciências
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.