AS ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “JOGO DAS ÁGUAS”
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21072Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo de um jogo didático, denominado "Jogo das Águas", disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, considerando os conteúdos de Química e suas articulações com situações cotidianas, implicações tecnológicas, sociais e ambientais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, cujos dados foram os textos presentes nas cartas do jogo. Ascategorias de análise Química; Educação Ambiental; Química e Cotidiano; Química e Meio Ambiente e Química e CTS foram identificadas pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que a articulação de conhecimentos não está presente nas duas primeiras categorias e, que nas outras, a articulação permite que o professor introduza novas linguagens no ensino de química, favorecendo o aprendizado de forma mais integrada.
Palavras-chave: Ensino de Química, Jogo Didático, Ciência-Tecnologia-Sociedade
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