O CENÁRIO GENÔMICO E O DETERMINISMO TECNOLÓGICO EM MANIFESTAÇÕES DISCURSIVAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21082Resumen
ResumoNa construção do conhecimento científico sobre a hereditariedade aspectos deterministas transitam deste a Antiguidade. Tais manifestações têm se desdobrado no
século XX imbuída por nuances tecnológicas. Entre os desdobramentos do determinismo tecnológico destaca-se uma eugenia positiva, distinta das aplicações do passado, porém, pautada no papel determinante do DNA sobre as características. Perante esse cenário, essa pesquisa buscou tecer por meio da análise de entrevistas com professores-pesquisadores as diferenças das manifestações deterministas tecnológicas atuais em relação às perspectivas passadas como a eugenia racial, bem como compreender como tais perspectivas se sustentam a partir da complexidade genômica. As análises revelaram em grande parte dos discursos um determinismo tecnológico ilustrado pelas intervenções associadas à saúde e beleza. Contudo, esses valores não permaneceram nos discursos sobre os conhecimentos genômicos em aspectos como terapias gênicas, desvelando uma transitoriedade discursiva entre valores cientificistas e contemporâneos. Possivelmente, o determinismo tecnológico tem cedido espaço a complexidade genômica.
Palavras-chave: eugenia, determinismo genético, cientificismo, complexidade genômica
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.