JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

  • ADRIANA DA SILVA FONTES Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física
  • FERNANDA PERES RAMOS Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Engenharia Ambiental
  • ROSELI CONSTANTINO SCHWERZ Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física
  • CLAUDETE CARGNIN Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239

Resumen

Este artigo tem como intenção estimular o uso de jogos didáticos como um possível fomentador no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é compartilhar ações que possam ser aplicadas por professores do Ensino Básico na disciplina de Física. A proposta aqui narrada foi desenvolvida durante a disciplina de Física 1, no curso de Licenciatura em Química em uma Universidade pública. Durante essa atividade foi possível identificar que: (1) os acadêmicos desconheciam a possibilidade de utilizarem jogos didáticos como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino-aprendizagem; (2) as turmas do Ensino Médio, cujos alunos testaram os jogos, participaram ativamente das aulas e aprovaram o material didático; (3) os professores da rede pública pertencente ao Núcleo Regional de Educação cujos jogos foram apresentados, gostaram muito da ideia e se animaram para adaptar jogos para o ensino de Física. Deste modo, concluímos que os jogos didáticos podem ser utilizados na formação docente e no ensino de física, além de propormos que, caso o professor não tenha condições de elaborar um jogo, faça adaptações com jogos já existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ADRIANA DA SILVA FONTES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física

Licenciada em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996); Mestre em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutora em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Pós doc em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (05/2014). Atua no magistério desde 1991. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995. Tem experiência na área de Física e de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Física, Formação de Professores, Educação, Estágio supervisionado.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-13

Cómo citar

FONTES, A. D. S., RAMOS, F. P., SCHWERZ, R. C., & CARGNIN, C. (2016). JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>