ENSINO DE BACTERIOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21244Resumen
A educação CTSA surge como possibilidade de diálogo para a questão ambiental, tecnológica, econômica e sociocultural, para articular os conteúdos científicos com o contexto social. A investigação foi realizada em uma escola pública localizada no município de Araranguá/SC, envolvendo 24 alunos, integrantes de uma turma regular de 7º ano do ensino fundamental. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa como aporte teórico. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo, com a utilização dos seguintes métodos: i) observação participante, ii) coleta do material produzido pelos alunos; iii) aplicação de questionário. Através dos resultados obtidos neste trabalho, consideramos que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de compreensão de conceitos e do modo como estes se relacionam com a vida cotidiana. A análise dos dados obtidos na pesquisa permitiu a identificação de limites e possibilidades relacionados à utilização do Enfoque CTSA no ensino de ciências.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.