TRILHAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO COMO ESTA INTERSEÇÃO ESTÁ SENDO APRESENTADA EM REVISTAS E EVENTOS DAS ÁREAS.

Autores/as

  • Mylena Guedes Passeri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21250

Resumen

As problemáticas ambientais são frutos de uma crise socioambiental historicamente construída e que ameaça constantemente a qualidade de vida da população. As caminhadas por trilhas são atividades que aproximam o visitante ao meio ambiente e apresentam alto potencial para a promoção de uma Educação Ambiental (EA) capaz de sensibilizar os participantes e promover maior esclarecimento sobre o meio. Neste trabalho foram investigados trabalhos que abordassem o uso de trilhas para a promoção de uma EA no ensino, em especial no Ensino de Ciências, em revistas e anais de eventos da área de EA e de Ensino. Os objetivos incluíram identificar a abordagem de EA defendida, as finalidades da trilha, o público alvo de investigação no trabalho e se a trilha foi percorrida ou apenas relatada. Nos vinte e dois trabalhos analisados, observou-se a predominância de trabalhos alinhados à EA crítica, voltados para o público estudantil, com finalidade educativa e sendo exploradas nos trabalhos através de caminhada. Pretende-se, a partir da análise e discussão desse perfil, contribuir para um mapeamento das pesquisas com trilhas como instrumentos para a EA no Ensino de Ciências. Por fim, o presente estudo indica novos questionamentos sobre a prática docente, a pesquisa e a participação destes profissionais em eventos e publicações em revistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mylena Guedes Passeri, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Especialista em Ensino de Ciências pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela UERJ. Atua como professora de Ciências e Biologia no INSTITUTO VITÓRIA e na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEEDUC) e como tutora à distância da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UERJ / Consórcio CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como tutora jovem ministrando oficinas de educação ambiental vinculada ao ?Curso Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania? - promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ) com a chancela acadêmica da UERJ e financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e trabalhou nas seguintes instituições de ensino: COLÉGIO LEMOS DE CASTRO, COLÉGIO E CURSO INTELLECTUS e INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAp-UERJ). Atuou ainda como Orientadora no PROGRAMA ELOS DE CIDADANIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA E INTEGRADA DE ÁGUAS E FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA (SEA-RJ - UERJ - FECAM) e no PROGRAMA NAS ONDAS DO AMBIENTE (desenvolvido pelas mesmas instituições).

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura.

 

##submission.downloads##

Publicado

2017-05-22

Cómo citar

Passeri, M. G., & Rocha, M. B. (2017). TRILHAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO COMO ESTA INTERSEÇÃO ESTÁ SENDO APRESENTADA EM REVISTAS E EVENTOS DAS ÁREAS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21250

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>