APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: QUALIDADE NUTRICIONAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • Michelle Efigênia Moreno Gomes Universidade Federal de Lavras
  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21257

Resumen

A pesquisa destaca a importância da utilização integral dos alimentos para manutenção de uma boa saúde, minimização do desperdício e a diminuição da produção de lixo orgânico. Tendo como objetivo sensibilizar os alunos de uma escola pública estadual no município de Três Pontas – MG sobre o aproveitamento integral dos alimentos. O trabalho iniciou com a aplicação de um questionário que utilizado como base para realização de uma palestra, no qual foram discutidos os benefícios da utilização integral dos alimentos. Em seguida foi preparada uma receita com a participação dos alunos e depois construído com os mesmos um caderno com receitas que utilizam integralmente os alimentos. Ao final do projeto percebemos que a ideia sensibilizou grande parte dos alunos. A experiência vivenciada pelos alunos do 6º ano, influenciará seus familiares sobre a importância de se alimentar bem, reduzindo custos, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das suas refeições.

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Biografía del autor/a

Michelle Efigênia Moreno Gomes, Universidade Federal de Lavras

Especialista em Educação Ambiental pela UFLA.

Docente na Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, Três Pontas-MG

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em educação pela UFLA

Doutoranda em Educação pela UNESP - campus Rio Claro, SP

Docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

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Publicado

2017-05-22

Cómo citar

Gomes, M. E. M., & Teixeira, C. (2017). APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: QUALIDADE NUTRICIONAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21257

Número

Sección

Artigos