JOGO “REPENSANDO A CIDADE”: INTEGRAÇÃO DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS

Autores/as

  • Rute da Silva Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcos Vinicius Rangel Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21281

Resumen

O jogo didático, dentro de uma perspectiva de educação crítica, deve compor uma metodologia de ensino que permita ao aluno ser capaz de compreender os conceitos científicos e, ao mesmo tempo, desenvolver suas diferentes habilidades como a cognição, socialização, motivação e criatividade. Partindo deste pressuposto, foi elaborado um jogo que explora questões relacionadas aos contextos sociais e políticos próximos às realidades culturais de alunos de uma escola pública de modo a suscitar reflexões integradas e críticas relacionadas ao ensino de ciências. Este artigo apresenta um relato sobre o contexto de aplicação do jogo “Repensando a cidade” objetivando a discussão de assuntos relacionados a temas socioambientais e políticos sob a perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de modo a contribuir tanto na formação reflexiva dos estudantes como na prática docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Os temas abordados no jogo (dinâmica ecológica, poluição, planejamento urbano, saúde, degradação ambiental e reflorestamento) permitiram aos alunos refletirem sobre questões socioambientais diretamente relacionadas às consequências da presença ou ausência de determinadas tecnologias de modo a mobilizarem conhecimentos de diversas naturezas desmistificando, assim, visões naturalizadas e pouco críticas sobre Ciência e Tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rute da Silva Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Departamento de Ciências. Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bolsista ID (PIBID/CAPES)

Marcos Vinicius Rangel Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências. Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bolsista ID (PIBID/CAPES)

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências

Faculdade de Formação de Professores - UERJ

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Coordenadora Subprojeto Biologia FFP/UERJ (PIBID/CAPES)

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Nunes, R. da S., Ferreira, M. V. R., & Galieta, T. (2018). JOGO “REPENSANDO A CIDADE”: INTEGRAÇÃO DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21281

Número

Sección

Artigos