MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS OBSERVADAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO DESCARTE DE RESÍDUOS COM APRENDIZAGEM ATIVA

Autores/as

  • Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP
  • Célia Regina Tomachuk Universidade de São Paulo -USP, Escola de Engenharia de Lorena-EEL, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, Lorena, SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21286

Resumen

As metodologias ativas têm auxiliado no desenvolvimento do ensino mostrando-se uma ferramenta eficaz na promoção de ações de integração e interação com foco no aluno. Este trabalho teve como intuito melhorar o comportamento de alunos do 7º ano em relação ao descarte de resíduos. O tema foi abordado na disciplina de Ciências. Os alunos foram organizados em grupos e estimulados a refletir acerca dos resíduos gerados e descartados, e propor ações para o problema. Houve uma alteração na percepção dos alunos com relação a preservação do meio ambiente e com o cuidado do espaço escolar. Após o projeto foi possível evidenciar que os alunos passaram a se incomodar com o acúmulo de resíduos demonstrando respeito em relação ao espaço escolar.

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Biografía del autor/a

Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP

mestrando no Programa de Pós-Graduação em Programas Educacionais de Ciências da Escola de Engenhaira de Lorena da USP.

Área de Ensino em Ciências

Célia Regina Tomachuk, Universidade de São Paulo -USP, Escola de Engenharia de Lorena-EEL, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, Lorena, SP

Porfessora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena, USP

Área de Ensino de Ciências

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Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Carvalho Júnior, E. R., & Tomachuk, C. R. (2018). MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS OBSERVADAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO DESCARTE DE RESÍDUOS COM APRENDIZAGEM ATIVA. Ensino, Saude E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21286

Número

Sección

Artigos