O CONHECIMENTO EM ANÁLISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a21611

Resumen

O artigo é resultado de pesquisa qualitativa com revisão de literatura e documental.  Nesse estudo, objetivou-se analisar a percepção de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. A partir disso, buscou-se relacionar a modelos pedagógicos e epistemológicos, de acordo com referencial teórico. Para tanto, os objetos de análise foram atividades realizadas pelos participantes: (1) a resposta à pergunta sobre concepção de conhecimento e (2) desenhos sobre como se dá o conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem na escola. Nos encontros foram produzidos escritos e desenhos, os quais foram lidos, observados, estudados e categorizados pelo método de análise de conteúdo. Como resultado, os participantes da pesquisa apresentaram concepções variadas de conhecimento sobressaindo características da tendência empirista, valorizando a exposição, a ideia de transmissão, a reprodução, entre outros. Os desenhos representaram concepções ligadas principalmente ao empirismo e ao construtivismo. Em relação aos indivíduos retratados, foi mais recorrente a figura da professora à frente da turma, distante dos alunos e expondo o conteúdo. Os estudantes foram desenhados por todos os acadêmicos, a maioria sem distinção de gênero, sentados e passivos ou em pé, aparentemente alheios à aula.  Foram representadas interações interpessoais e muitos dos estudantes voltados fisicamente em direção ao professor. Sobre o espaço, sobressaiu a sala de aula, com quadro, carteiras enfileiradas e giz. Assim, o modelo pedagógico sugere que características do empirismo foram mais recorrentes nas atividades elaboradas pelo grupo participante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) de Maringá e Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Paranavaí

Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranavaí. Possui mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e é doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Susane Closs da Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) de Paranavaí

É licenciada em Ciências Biológicas e Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua como professora na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Emerson Pereira Branco, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) de Paranavaí e Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)

É licenciado em Ciências Ensino Fundamental com habilitação em Matemática, bacharel em Engenharia de Alimentos e Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professor de Matemática na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) de Paranavaí

Possui graduação em Ciências de Primeiro Grau e em Química, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora aposentada da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da UNESPAR, campus Paranavaí.

##submission.downloads##

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Branco, A. B. de G., Silva, S. C. da, Branco, E. P., & Nagashima, L. A. (2020). O CONHECIMENTO EM ANÁLISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 13(2). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a21611

Número

Sección

Artigos