ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21617Resumen
Objetivo: Analisar comparativamente as estratégias relacionando-as com os conteúdos implementados no primeiro e segundo semestres letivos de 2015 no ensino da história de enfermagem sob o ponto de vista dos estudantes. Método: Estudo de caráter qualitativo, exploratório e com interface comparativa. Trata-se de um recorte do trabalho de conclusão de curso da autora. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com os estudantes e dos planos de ensino das duas turmas da disciplina de história da enfermagem do ano de 2015. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultado: Aponta para a percepção dos estudantes quanto às estratégias adotadas na ministração dos conteúdos do ensino de história da enfermagem. Para a turma do primeiro semestre letivo as estratégias de ensino foram adequadas, entretanto ressaltaram que a presença de um especialista implicaria no melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados. Em contrapartida, os estudantes da turma do segundo semestre letivo referiram que estas contribuíram para o aprendizado, favoreceram e estimularam a apreensão dos assuntos abordados. Conclusão: O sucesso do processo ensino aprendizagem se dá a partir da introdução de estratégias que estejam em consonância com o ato pedagógico, este visa estimular no estudante a criatividade, autonomia e o pensamento crítico. Os estudantes entenderam que a utilização de tais estratégias contribuiu para a compreensão da história da enfermagem e, sobretudo, para sua formação.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.