DIABETES MELLITUS E SUAS PERSPECTIVAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: ESTUDO DO CONHECIMENTO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM VOLTA REDONDA, RJ.
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21649Resumen
O percentual da população mundial com diabetes mellitus é de 8,8% pontuando a elevada prevalência desse distúrbio multifatorial crônico. Em vista disso, colaborar com informações úteis à população torna-se um desejo urgente. Destarte, têm-se a escola como instrumento capaz de difundir essa reflexão e, por conseguinte, estimular os discentes quanto à prevenção da diabetes, sobretudo o tipo 2, através da reeducação dos hábitos de vida que tangem à alimentação e atividades físicas. O presente estudo dedicou-se a avaliar o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio, sobre a diabetes e suas perspectivas já trabalhadas na educação – compreendendo as áreas da saúde, corpo humano, metabolismo energético, nutrição, sistema endócrino e imunológico – em escolas públicas no município de Volta Redonda, RJ. Optou-se por um estudo descritivo e para coleta de dados houve a aplicação de um questionário fechado. Foram analisadas as propostas estabelecidas no PCN e Currículo Mínimo do Estado, para que o material produzido estivesse integrado aos aspectos em discussão na sala de aula pública. Os resultados demonstraram que as maiores imprecisões dos estudantes compreenderam: o reduzido reconhecimento da diabetes enquanto epidemia mundial e suas consequências frente às complicações de diversos órgãos, a falta de conhecimento quanto ao tipo gestacional, mecanismo de ação da insulina e desconhecimento dos entrevistados acerca de certos fatores como condições de risco à diabetes. Portanto, apesar de alguns conceitos da diabetes serem admitidos, ainda persistem a ausência de informações seguras, sendo recomendável a mobilização das secretarias de saúde e educação, no que se inclui a Escola.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.