CORPO, IDENTIDADE E MEDIAÇÕES CULTURAIS: O USO DO CINEMA NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27486Resumen
Este trabalho partiu da nossa vivência no contexto escolar e da literatura sobre os temas abordados: corpo, identidade e diferença. Elegemos o ensino de Educação Física como foco pelo fato de em muitos casos ser mais visível a busca de uma identidade fixa dos estudantes por meio do controle dos corpos, mas as questões abordadas no texto não se restringem a essa área, podem ser utilizadas no ensino de Ciências ou em qualquer área do conhecimento que tenha interesse em promover discussões sobre essas questões. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi discutir de que maneira as aulas de Educação Física na escola podem colaborar no processo de construção das identidades numa perspectiva intercultural. Para isso, adotamos o uso do cinema a fim de promovermos formas de resistência e rompimento de hierarquias e relações opressivas de poder para se chegar a uma sociedade mais democrática, plural e humana.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.