PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE

Autores

  • Marina Bazzo de Espíndola Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0003-3039-5528
  • Taís Giannella Laboratório de Tecnologias Cognitivas/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9563-2964

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a28268

Resumo

A integração de TDIC no ensino deve ser entendida como um processo dinâmico e situado, em que tanto as tecnologias quanto as práticas pedagógicas são constantemente avaliadas e transformadas, de acordo com os contextos e indivíduos envolvidos. Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores universitários sobre as experiências de integração de TIDC, a partir do processo de implementação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em cursos da área das ciências e da saúde. Para isso, foram realizadas entrevistas com os 12 primeiros professores usuários de uma ferramenta de autoria de cursos na Internet, as quais foram analisadas segundo a análise temática de Bardin (2003). Os principais resultados indicam que ao integrarem os AVA em suas disciplinas, os professores sentiram preocupações relacionadas à sobrecarga de trabalho, à exposição de sua prática docente, à autoria dos trabalhos dos alunos, assim como às dificuldades de lidar com as TDIC. Os professores perceberam mudanças no processo de ensino de aprendizagem, tais como a participação dos alunos, a relação professor-aluno e a dinâmica de mediação da disciplina. Finalmente, os professores relataram encarar a experiência como uma oportunidade de aprendizagem sobre a integração de TDIC no ensino. Esta pesquisa pode contribuir com a construção de conhecimento sobre os desafios enfrentados por docentes no ensino das ciências e da saúde, assim como para o debate sobre modelos de desenvolvimento profissional para a integração de TDIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

de Espíndola, M. B., & Giannella, T. (2020). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE. Ensino, Saude E Ambiente, 13(1). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a28268

Edição

Seção

Artigos