Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40188Resumen
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate sobre aspectos teórico-metodológicos fundamentais para uma prática educativa crítica com os povos tradicionais. Para tanto, parte-se do reconhecimento de que tais grupos sociais são os mais impactados em seus modos de vida pelo modelo de desenvolvimento em curso no país e que, portanto, são agentes prioritários nas lutas transformadoras das relações sociedade-natureza no capitalismo brasileiro. O texto está organizado a partir das seguintes categorias: a produção crítica do conhecimento; o diálogo e as artes como exigência da educação emancipadora; e a ancestralidade como condição primeira para o ato educativo. Estas não são as únicas categorias relevantes para a discussão proposta, mas ajudam a configurar o campo de atuação com sujeitos e suas tradições, que despertam interesse crescente na educação ambiental.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.