Intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278Palabras clave:
promoção da saúde, professores, formação continuadaResumen
Neste estudo, objetivou-se investigar as contribuições de intervenções formativas para (re)construção de práticas de promoção da saúde no âmbito escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul-Brasil. Participaram do estudo 12 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entrevista não diretiva centrada, registros no diário de campo e questionário. Para análise dos dados, utilizou-se, como aporte metodológico, a análise de conteúdo e procedimentos de estatística descritiva para apresentar as frequências. Os resultados alcançados revelaram que, de maneira geral, os professores conseguiram aprimorar as suas concepções referentes à promoção da saúde a partir das intervenções formativas, evidenciando a importância da realização de pesquisas que proporcionem aos professores reflexões e discussões que viabilizem novas práticas pedagógicas referentes ao tema. Concluiu-se que as intervenções formativas auxiliam na significação da prática docente, bem como na transformação dos contextos escolares.
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