Intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

Palabras clave:

promoção da saúde, professores, formação continuada

Resumen

Neste estudo, objetivou-se investigar as contribuições de intervenções formativas para (re)construção de práticas de promoção da saúde no âmbito escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul-Brasil. Participaram do estudo 12 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entrevista não diretiva centrada, registros no diário de campo e questionário. Para análise dos dados, utilizou-se, como aporte metodológico, a análise de conteúdo e procedimentos de estatística descritiva para apresentar as frequências. Os resultados alcançados revelaram que, de maneira geral, os professores conseguiram aprimorar as suas concepções referentes à promoção da saúde a partir das intervenções formativas, evidenciando a importância da realização de pesquisas que proporcionem aos professores reflexões e discussões que viabilizem novas práticas pedagógicas referentes ao tema. Concluiu-se que as intervenções formativas auxiliam na significação da prática docente, bem como na transformação dos contextos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danieli Medeiros, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Professora da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Pampa. Licenciada em Educação Física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana.

Ariadine Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (2016), especialização em Saúde Coletiva, modalidade residência em saúde, pela Universidade Federal do Pampa (2018) e mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é pesquisadora no Grupo de estudos em Excelência Excelência Esportiva e Manutenção de Saúde do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando nos seguintes temas: educação física escolar, desenvolvimento motor, dança, exercício físico em diferentes populações, saúde do idoso, saúde mental, revisão sistemática. Atualmente trabalhando como Prof. Educação Física na Educação Infantil do município de Uruguaiana. CREF: 023883-G/RS

Tatiane Motta da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2015). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Unipampa (2017). Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa (2018). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2019). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença, Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI/Uruguaiana).

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE).

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. 2. ed. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/ProdEditorialANS_Manual_Tecnico_de_Promocao_da_saude_no_setor_de_SS.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 21 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 dez 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 19 dez 2019.

CARVALHO, Fábio. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, n. 4, p. 1207-1227, 2015. https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009

COSTA, Gabriela Maria et al. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 2, p. 506-515, 2013. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRACIANO, Andrea et al. Promoção da saúde na escola: história e perspectivas. Journal of Health & Biological Sciences, v. 3, n. 1, p. 34-38, 2015. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i1.110.p34-38.2015

IBIAPINA, Ivana Maria. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

ILHA, Phillip. Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino. 2016. Tese [Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde] - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível: https://bit.ly/3JrGiYb. Acesso em: 10 nov. 2019

ILHA, Phillip et al. Learning by collaborative projects in context: contributions for the practice of teaching. Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 6, p. 958-976, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3333. Acesso em: 10 nov. 2019.

ILHA, Phillip; SOARES, Félix Alexandre. Desenvolvendo a promoção da saúde no ambiente escolar através da aprendizagem por projetos. In: COPETTI, Jaqueline; SOARES, Renata; FOLMER, Vanderlei (Org.). Educação e Saúde no Contexto Escolar. 1. ed. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, p. 54-75, 2015. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3418. Acesso em: 10 nov. 2019.

MARINHO, Julio César.; SILVA João Alberto; FERREIRA, Maira. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os parâmetros curriculares nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde, v. 22, n. 2, p. 429-443, 2015. https://doi.org/10.1590/S0104-59702014005000025

MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública, v. 8, n. 2, p.199-203, 1992. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000200012

MONT’ALVERNE, Daniela; CATRIB, Ana Maria. Promoção da saúde e as escolas: como avançar. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, v. 26, n. 3, p. 307-308, 2013 https://doi.org/10.5020/2924

MOURA, Dácio; BARBOSA, Eduardo. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petropólis: Vozes, 2013.

PEREIRA, Júlio Emílio. D.; ZEICHNER Kenneth. A pesquisa na Formação e no Trabalho Docente. 2. ed. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2017.

RUAS, Teresa Cristina et al. A formação acadêmica em terapia ocupacional e as concepções sobre o processo saúde-doença. ABCS Health Sciences, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 214-219, 2015. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.798

SAVIANI, Dermeval. As Concepções Pedagógicas na história da Educação Brasileira. In: Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”. Campinas, p. 27-38, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4430725/mod_resource/content/1/3%20-%20D_Saviani_Concep_Pedag_Hist_Educ_Brasil_2005.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

SILVA, Rúbia Patrícia et al. Concepções de Professores Sobre os Processos de Educação em Saúde no Contexto Escolar. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 146-164, 2017. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164

SOUZA, Christianne Thatiana; MENDES, Eniceia. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 279-292, 2017. https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000200009

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Constitution of the World Health Organization. Basic Documents. Forty-fifth edition, Supplement, October 2006. Disponível em: https://www.who.int/governance/eb/who_constitution_en.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

##submission.downloads##

Publicado

2022-02-27

Cómo citar

Medeiros, D., Barbosa, A. R., Silva, T. M. da C. e ., Engers, P. B., Graup, S., & Ilha, P. V. . (2022). Intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(2), 808-822. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a