O processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana

uma avaliação de estratégias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a44296

Resumen

A anatomia humana é temática obrigatória nos estudos da área da saúde, podendo ser ministrada mediante diferentes práticas educativas. Os objetivos deste estudo foram analisar o comprometimento dos estudantes com as disciplinas de anatomia, sondar os conhecimentos prévios a respeito dos conteúdos estudados, e verificar a eficácia de três estratégias para o estudo de estruturas anatômicas: observação em peças anatômicas previamente dissecadas com o auxílio de atlas de anatomia, desenhos feitos a partir da observação de atlas, e estudo em atlas virtual interativo. Foram aplicados questionários em 120 alunos de cursos da área da saúde, antes e depois da realização das práticas educativas. Os questionários continham perguntas sobre as temáticas pertinentes ao estudo de anatomia e questões relacionadas ao engajamento dos estudantes neste processo. Os resultados demonstraram que as três estratégias promoveram uma ligeira melhora nos conhecimentos, e revelaram a dificuldade de entender conceitos básicos, como planos tangenciais e camadas musculares. Conclui-se que houve uma evolução ligeira na aquisição de conhecimentos sobre anatomia, após a aplicação das estratégias utilizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2021-02-20

Cómo citar

Vieira dos Santos, A. M. P., Lopes, P. T. C., Pereira, G. A. M., Dal-Farra, R. A., & Pozzobon, A. (2021). O processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana: uma avaliação de estratégias. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 13(3), 362-372. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a44296

Número

Sección

Artigos