O processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana
uma avaliação de estratégias
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a44296Resumen
A anatomia humana é temática obrigatória nos estudos da área da saúde, podendo ser ministrada mediante diferentes práticas educativas. Os objetivos deste estudo foram analisar o comprometimento dos estudantes com as disciplinas de anatomia, sondar os conhecimentos prévios a respeito dos conteúdos estudados, e verificar a eficácia de três estratégias para o estudo de estruturas anatômicas: observação em peças anatômicas previamente dissecadas com o auxílio de atlas de anatomia, desenhos feitos a partir da observação de atlas, e estudo em atlas virtual interativo. Foram aplicados questionários em 120 alunos de cursos da área da saúde, antes e depois da realização das práticas educativas. Os questionários continham perguntas sobre as temáticas pertinentes ao estudo de anatomia e questões relacionadas ao engajamento dos estudantes neste processo. Os resultados demonstraram que as três estratégias promoveram uma ligeira melhora nos conhecimentos, e revelaram a dificuldade de entender conceitos básicos, como planos tangenciais e camadas musculares. Conclui-se que houve uma evolução ligeira na aquisição de conhecimentos sobre anatomia, após a aplicação das estratégias utilizadas.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.