Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê... o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235

Palavras-chave:

práxis ambiental, comunidade e escola, percepção de egressos, projeto Juqueriquerê, educação socioambiental

Resumo

Investiga os impactos da Educação Ambiental efetivada no projeto “Juqueriquerê: o rio pede socorro”, em especial o compromisso socioambiental de egressos. O projeto nasceu por ocasião da 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003, numa parceria entre a comunidade escolar e a local. Tinha como objetivo desenvolver a educação ambiental de alunos do ensino fundamental e médio, a partir de ações para preservar o rio que banha três grandes bairros da cidade de Caraguatatuba - SP. Foram entrevistados jovens e jovens adultos que participaram do projeto quando tinham de doze a dezoito anos. Cada egresso participante construiu um texto relatando qual o envolvimento que teve com o projeto e que a percepção tem da contribuição do projeto para a sua formação. Ao analisar cada um dos relatos, constatou-se que sua participação no projeto impactou nas ações socioambientais praticadas por esses participantes egressos.

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Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino.

Silvia Regina Sgarbi, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Graduada em Biologia pela Universidade de Taubaté. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo – aposentada. Fez especialização em Gestão Educacional na Fundação de Desenvolvimento da UnicampCampinas.

Leonardo Bis dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduado em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (2008); mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2007) e doutorado em História, na área de concentração em História Social das Relações Políticas, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Vitória), onde leciono no ensino técnico, na graduação e pós-graduação (Mestrado em Ensino de Humanidades - PPGEH).

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Sgarbi, A. D., Sgarbi, S. R., & Santos, L. B. dos. (2022). Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê. o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos. Ensino, Saude E Ambiente, 14(3), 931-946. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235

Edição

Seção

Artigos