Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê... o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235Palabras clave:
práxis ambiental, comunidade e escola, percepção de egressos, projeto Juqueriquerê, educação socioambientalResumen
Investiga os impactos da Educação Ambiental efetivada no projeto “Juqueriquerê: o rio pede socorro”, em especial o compromisso socioambiental de egressos. O projeto nasceu por ocasião da 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003, numa parceria entre a comunidade escolar e a local. Tinha como objetivo desenvolver a educação ambiental de alunos do ensino fundamental e médio, a partir de ações para preservar o rio que banha três grandes bairros da cidade de Caraguatatuba - SP. Foram entrevistados jovens e jovens adultos que participaram do projeto quando tinham de doze a dezoito anos. Cada egresso participante construiu um texto relatando qual o envolvimento que teve com o projeto e que a percepção tem da contribuição do projeto para a sua formação. Ao analisar cada um dos relatos, constatou-se que sua participação no projeto impactou nas ações socioambientais praticadas por esses participantes egressos.
Descargas
Citas
AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do Movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências, Contexto & Educação. 22(77), 2007, 167-188. Disponível em https://www.revistas.unijui.edu.br. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília/DF, 1999.
CRUZ NETO, Otavio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. 2009. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo;
LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Repensar a Educação Ambiental - um olhar crítico. Editora Cortez, 2009.
LEIA A CARTA com graves denúncias deixada por suposto líder Black Bloc encontrado morto. Folha Política [recurso eletrônico]. 19 dez. 2013. Disponível em: http://www.folhapolitica.org/2013/12/leia-carta-com-graves-denuncias-deixada.html. Acesso em: 20 jan. 2014.
LEONARDO Morelli, apontado como líder Black Bloc, é encontrado morto. FolhaPolítica. 19 dez 2013. Disponível em: http://www.folhapolitica.org/2013/12/leonardo-morelli-apontado-como-lider.html . Acesso em: 20 jan. 2014.
LOUREIRO. Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, v.8, 2003, p.37-54.
PROJETO “Juqueriquerê... O Rio pede socorro”. EEEF Ismael Iglesias, Caraguatatuba, 2003.
RELATÓRIO DE PESQUISA com egressos do Programa “Juqueriquerê... O Rio pede socorro”, Caraguatatuba, 2019.
SECAD/MEC (2007). Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília, 2007. (Cadernos SECAD 1). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf Acesso em: 20 jan. 2014.
SILVEIRA, Olivia Maria Costa; CARVALHO, Leila Tibiriçá de. Estratégias metodológicas para pesquisa com egressos. In: LORDELO, Jose Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virginia Machado (Orgs.). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16837/1/estudo-com-estudantes-egressos.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022
SGARBI, Raquel Soares.; SGARBI, Antonio Donizetti.; LEITE, S. Q. M. Juqueriquerê... O rio pede socorro: A Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente pode desencadear uma educação ambiental transformadora? In: VASCONCELOS, Francisco Herbet Lima; RIBERIO, Germano de Oliveira. (Orgs.). Educação ambiental na perspectiva de transformação do cotidiano: relação sociedade-natureza. Recife: Imprima, 2015. p. 139 – 168.
VASCONCELOS, Franscico Hebert Lima; RIBERIO, Germano de Oliveira. (Orgs.). Educação ambiental na perspectiva de transformação do cotidiano: relação sociedade-natureza. Recife: Imprima, 2015.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.