Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50780Palabras clave:
ambiente y cotidianidad, podcast, ação dialógica, Paulo Freire, unidades pedagógicasResumen
Considerando o aumento do uso dos programas de podcast e seu fácil acesso, assim como um meio para complementar o processo de aprendizagem, nos interessamos em construir uma proposta que permitisse contribuir para uma educação ambiental autêntica, e humanizadora em termos freireanos. Nesse sentido, este artigo apresenta um projeto baseado em situações comunicativo-educativas freireanas para o uso do programa de podcast Ambiente y Cotidianidad em espaços educativos tendo como questão motivadora: de que maneira o podcast pode contribuir para uma educação ambiental mais autêntica e humanizadora? A partir de obras de Paulo Freire, estabelecemos situações comunicativo-educativas, de acordo com temas como o ser humano como um ser de relações no mundo da natureza e cultura, educação dialógica, consciência crítica, educação como prática da liberdade. Entre as unidades pedagógicas estabelecidas buscou-se utilizar o background cultural, o ser humano como um ser criador e recriador na realidade e na compreensão dela, recriar a imagem do sujeito consumidor pela imagem do cidadão, a esperança de transformar nossos hábitos depredadores pela desesperança, saber superado como ignorância, diversidade e amor, entre outros. Concluímos que é possível considerar o podcast com um projeto dialógico, na medida em que se configura como uma linguagem que aproxima as pessoas, conectando seus mundos, assim como, considerar algumas categorias freirianas como a humanização, o diálogo, a criticidade e a criatividade; permite-nos inferir que é viável, contribuir no incremento das conexões e parcerias entre espaços informais e formais em processos educativos emancipatórios e libertadores.
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