Estrategias de comunicación científica en la escuela en tiempos de posverdades sobre la ciencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a50949

Palabras clave:

posverdad, negacionismo, comunicación científica, educación no formal, talleres

Resumen

Este artículo analiza la importancia, en tiempos de posverdad, del trabajo realizado por un proyecto de comunicación científica en la escuela. Para ello, propusimos una reflexión sobre la formación de posverdades y cómo impactan en la credibilidad de la ciencia y la sociedad, buscando investigar cómo el proceso de divulgación científica, basado en experimentos en línea con estrategias lúdicas y socioculturales, promueve reflexiones en los estudiantes sobre el conocimiento científico en contraste con los contextos de oscurantismo propagados en las redes sociales. Utilizamos referentes educativos socioculturales para diseñar, aplicar y analizar las actividades. Identificamos que los talleres de divulgación científica en la educación básica son estrategias pertinentes para combatir la desinformación en periodos de negación.

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Biografía del autor/a

Dayane Santos de Gois, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil

Técnica em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Graduanda em Ciências Econômicas pelas Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista no projeto de divulgação científica “Banca da Ciência”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Boituva. Participou da elaboração da proposta, coleta e análise de dados, redação científica, revisão e edição final.

Carlos Eduardo Quintiliano, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, SP, Brasil

Técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Graduando em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista no projeto de divulgação científica “Banca da Ciência”, no IFSP Boituva. Participou da elaboração da proposta, coleta e análise de dados, redação científica, revisão e edição final.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Boituva, SP, Brasil

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestre (2011) e Doutor (2016) em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Boituva/SP e Professor Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo. Coordena o projeto de divulgação científica “Banca da Ciência”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Boituva. Participou da elaboração da proposta, análise de dados, redação científica, revisão e edição final.

Mariana Fernandes de Britto Costa, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2012), e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente trabalha como professora de Educação Fundamental II no Município de Boituva (SP). É coordenadora do projeto de divulgação científica “Beth, a Cientista”. Participou da elaboração da proposta, da revisão e edição final.

Luís Paulo de Carvalho Piassi , Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professor Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1995), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2012). Orientador do programa de pós-graduação em Estudos Culturais da EACH da Universidade de São Paulo e do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa em estudos culturais da comunicação e educação em ciências, com foco em ficção científica e fantasia, culturas juvenis e infantis. É líder do grupo de pesquisa INTERFACES - Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade e do projeto Banca da Ciência. Participou da elaboração da proposta, da revisão e edição final.

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Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Gois, D. S. de, Quintiliano, C. E., Gomes, E. F., Costa, M. F. de B., & Piassi , L. P. de C. (2024). Estrategias de comunicación científica en la escuela en tiempos de posverdades sobre la ciencia. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 17, Publicado em 14/10/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a50949

Número

Sección

Artigos