Diálogos entre Paulo Freire e Vandana Shiva como aportes para uma Educação Ambiental desde el Sur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51056

Palabras clave:

Paulo Freire., Vandana Shiva., educação ambiental

Resumen

Este trabalho propõe o diálogo entre o educador Paulo Freire e a cientista e ambientalista Vandana Shiva como terreno fértil para se pensar conceitos, valores e práticas alinhados à perspectiva de uma Educação Ambiental desde el Sur. Considerando a importância destes dois pensadores para se pensar a educação em sua dimensão libertadora e o ecologismo popular, respectivamente, buscamos, em suas principais obras, pontos de encontro e discussão capazes de provocar reflexões sobre o papel da Educação Ambiental na transformação das relações socioambientais. Como principais pontos de diálogo levantamos: a identificação das opressões, a importância da cultura popular e dos saberes ancestrais, a sociobiodiversidade como base para os inéditos- viáveis e a Educação Ambiental desde el Sur como promotora da humanização, desalienação e interdependência. Estes elementos nos atentam para a necessidade do aumento da criticidade e do comprometimento da Educação Ambiental com a perspectiva dos grupos subalternizados, cujas resistências vêm produzindo alternativas que se nutrem da sociobiodiversidade.      

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Biografía del autor/a

Carolina Alves Gomes Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação (UNIRIO), mestre em Biologia Marinha ( UFF), graduada em Ciências Biológicas. É pesquisadora do GEASur/ UNIRIO e educadora popular, atuando nas interfaces entre a educação ambiental e educação popular com foco nas resistências das mulheres.

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Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Oliveira, C. A. G. (2021). Diálogos entre Paulo Freire e Vandana Shiva como aportes para uma Educação Ambiental desde el Sur. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(esp.), 512-535. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51056

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