Carências epistemológicas da temática fome no Currículo Paulista
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51101Palabras clave:
Freire., práxis., ensino de ciências., neoliberalismo.Resumen
A fome na contemporaneidade não pode ser compreendida como resultado de um fenômeno natural e inevitável, mas sua gênese se dá em decisões sociais, fazendo parte de um projeto de sociedade pautada pela desigualdade. Portanto, envolve opções políticas para sua superação e, nesse sentido, uma educação dialógica e problematizadora poderá auxiliar na transformação dessas condições desumanizadoras. O currículo, como espaço de construção de significados, pode contribuir para a práxis de conscientização social no que tange a essa questão ou para perpetuar o problema. A educação é um ato político, portanto “o que ensinar” e “para quem” possui uma intencionalidade intrínseca, ligada à reprodução ou transformação da realidade social desigual, além disso não se pode desvincular a teoria da prática, visto que de nada adianta um discurso progressista visando a transformação social rumo à igualdade e justiça, se essa não estiver vinculada a prática. Para tanto, a educação popular freireana está orientada para posicionar-se ao lado dos oprimidos para sua conscientização e emancipação. Para tanto, buscou-se analisar o Currículo Paulista de acordo com três categorias freireanas: politicidade, historicidade e práxis autêntica, no sentido de contribuir para a abordagem da temática fome em uma perspectiva crítica. Utilizou-se a abordagem qualitativa pautada no materialismo histórico-dialético e análise do discurso de Fairclough (2001). Os resultados iniciais indicam que o Currículo Paulista enfatiza atender os interesses neoliberais e uma prática reprodutora e perpetuadora das desigualdades.
Descargas
Citas
ABÍLIO, L. C. Uberização e juventude periférica. Novos estud. CEBRAP, São Paulo,V.39, n.03, p. 579-597, 2020.
ANPED/Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação e ABdC/Associação Brasileira de Currículo. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. Ofício n.º 01/2015/GR Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2015.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. EDUCAÇÃO CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Las relaciones CTS en la Educacion cientifica. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/fisica/educ_cts_delizoicov_auler.pdf> Acesso em: 22.jun. 2021.
BORTOLETTO-SANTOS, R.C.; PIERSON, A. H. C. As reações dos professores de ciências diante da implantação de novo currículo na rede estadual paulista. Revista Ensaio, v. 17, n.3, p. 586-605, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CAMPOS, M. M. Educação e políticas de combate à pobreza. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.183- 191, 2003.
EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAUJO, R M de L.; RODRIGUES, D S. A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Alínea, campinas, 2012.
FABRICIO, L.; MARTINS, A. A. Alfabetização científica no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções de professores da rede municipal de ensino de Curitiba. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 594-609. 2019. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10610/7047> Acesso: 20. Jun. 2021.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad. rev. técnica e pref. I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 316, 2001.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem e o currículo paulista: Entre imposições, cobranças veladas e insubordinações criativas. Revista Paranaense de Educação matemática. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.8, n.17, p.519-545, 2019.
FREIRE, P. A construção de uma nova cultura política. In: Fórum de Participação Popular nas Administrações Municipais. Seminário Poder local, participação popular e construção da cidadania. Belo Horizonte, Jun./1994; São Paulo: Instituto Pólis, 1995. Cad.n.1.
FREIRE, P. Pedagogia do compromisso: América latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das letras, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. 1921 – 1997 Política e educação : ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época ; v.23).
GERALDI, J. W. Livro didático de língua portuguesa: a favor ou contra? Entrevista a Ezequiel Theodoro da Silva. Leitura - teoria e prática. Ano 6, n. 09.1987.
IPEA. Extinção do CONSEA. Disponível em: < https://www.ipea.gov.br/participacao/destaques/161-noticias-destaques-grande/1796-extincao-do-consea > Acesso em: 28.mai.2021
JUNQUEIRA, V. H.; BEZERRA, M. C. dos S. Trabalho e educação: o currículo da rede estadual paulista no contexto da reestruturação produtiva do capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 291–310, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640416. Acesso em: 29 jun. 2021.
LOMARDO, J.; SILVA, A. F.G. RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, V. 6, n. 12, p. 99–113, 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/400> Acesso em: 29 jun. 2021.
MICARELLO, H.A.L.S. A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 61-75, 2016.
MUNÕZ, E. E.; CARVALHO, T. C. O. A cooperação sul-sul brasileira com a África no campo da alimentação: uma política coerente com o desenvolvimento?. Caderno C R H, Salvador, v. 29, n. 76, p. 33-52, 2016.
OMURO, S. A. T. HISTÓRIA NA BNCC E NO CURRÍCULO PAULISTA: a construção de um único ideal (neoliberal) de nação. XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. Disponível em: <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/resources/anais/14/anpuh-sp-erh2020/1596657026_ARQUIVO_221de71035b0a7a6ac7432d126512265.pdf >Acesso em: 29.jun. 2021
PACHECO, J.A. Escritos curriculares. São Paulo, Cortez, 2005.
PALILO. FAO, Fome e Mulheres Rurais. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 56, n. 2, p. 285- 310. 2013.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: Disputa de qualidade ou submissão da educação. RBPAE - v. 35, n.1, p. 035 - 056, 2019.
SÃO PAULO (ESTADO). Currículo Paulista Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2019.
SÃO PAULO. Currículo Paulista etapa ensino médio. EFAPE. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf>
SEIXAS, B.; XAVIER, J. A Fome “Oculta” do Capital: A Precarização do Trabalho e do Alimento Mercadoria Face à Necropolítica. Seminário Nacional de Sociologia da Universidade Federal de Sergipe, realizado de forma remota de 08 a 16 de outubro de 2020. Disponível em: < https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13819/2/AFomeOcultadoCapital.pdf> Acesso em: 29. Jun.2021
SILVA, M. F. S. S.; NUNES, E. D. Josué de Castro e o pensamento social brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.11, p.3677-3687, 2017
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Autêntica. 2ed.Belo Horizonte, 2005
SOUZA-LOBO, E. A classe operaria tem dois sexos; trabalho dominação e resistência. 3ed. São Paulo: Fundação Persel Abramo, Editora Expressão Popular, 304p. 2021.
ZAGO, M.A.V. As implicações do cenário pandêmico do COVID-19 frente a Segurança Alimentar e Nutricional: uma revisão bibliográfica. Segur. Aliment. Nutr. [Internet]. 4º de março de 2021 [citado 29º de junho de 2021]. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8661900> Acesso em: 22.jun. 2021.
ZATERKA, T. H.; SILVA, L. O. Mercado de trabalho flexível e insegurança alimentar: riscos do avanço da flexibilização no Brasil sob a ótica da estabilidade do acesso à alimentação. 16° Encontro Nacional da ABET GT09 - Trabalho e Saúde. Disponível em: < https://www.abet2019.sinteseeventos.com.br> Acesso em: Acesso em: 29. Jun.2021
ZIEGLER, J. Destruição em massa: geopolítica da fome. São Paulo: Cortez, 2013.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.