Paulo Freire e as raízes para uma Educação Popular Revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51375Palabras clave:
educaçõ popular., Paulo Freire. , revolução brasileira.Resumen
O presente artigo é resultado de uma série de práticas e estudos vinculados a um rol de pesquisas longitudinais, que envolvem processos educativos vivenciados com estudantes oriundos das classes populares e mostram a presença e a influência das proposições de Paulo Freire nos movimentos de Educação Popular. O objetivo aqui é problematizar, a partir do diálogo com duas práticas educativas desenvolvidas dentro de uma das maiores favelas da América Latina e em um Curso de Extensão realizado na Universidade Federal Fluminense, os enraizamentos teóricos de Paulo Freire, com base nos dois grandes nomes que tematizaram a Revolução Brasileira e a categoria Conscientização: Álvaro Vieira Pinto e Guerreiro Ramos. No ano em que se comemora o centenário do Patrono da Educação Brasileira, faz-se aqui um justo reconhecimento da obra de Paulo Freire, mostrando como a força de suas proposições reverberam nas concepções e práticas pedagógicas institucionais daqueles ou daquelas que se forjaram nas experiências das classes populares, quando estes ou estas alcançam o nível da docência e pesquisa acadêmica.
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