Suporte social e a experiência acadêmica de estudantes negros na Universidade de São Paulo: uma análise qualitativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58774

Palabras clave:

suporte social, universidade, estudantes negros, permanência estudantil, interseccionalidade

Resumen

A permanência universitária de estudantes negros é um desafio significativo, na medida em que eles enfrentam diversas barreiras sociais, como o preconceito e discriminação étnico-racial; dificuldades financeiras; falta de apoio emocional, dentre outros fatores. Este estudo qualitativo analisou o suporte social para estudantes negros em uma universidade pública. Foram entrevistados 51 estudantes negros da Universidade de São Paulo (USP) entre 18 e 41 anos, sendo 25 homens, 25 mulheres e 01 não binário.  Os resultados revelaram que a política de permanência da USP oferece suporte social limitado, especialmente devido ao baixo valor de assistência financeira. No entanto, os coletivos estudantis negros são vistos como um suporte social satisfatório, proporcionando um sentido de pertença e resistência. A experiência acadêmica das mulheres negras sugere mais importância para o suporte afetivo, enquanto os homens negros, o suporte instrumental, como acesso a recursos tangíveis. O único estudante não binário demonstrou uma interação complexa com os suportes sociais disponíveis, assim como os outros participantes, exibindo ambivalência em relação ao suporte institucional e buscando ativamente suporte informativo e emocional nos coletivos acadêmicos. Os resultados indicam a importância dos diferentes tipos de suporte social (emocional, instrumental, informativo) para o bem-estar e sucesso acadêmico de estudantes negros, negras e não binários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Vinicius Gomes Melo, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Psicólogo (CRP03/6732). Doutor em Psicologia Social (USP) e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (UFBA), é também Especialista Lato Sensu em Psicoterapia Analítica (IJBA) e em Saúde Coletiva (IBPEX). Atualmente, é pós-doutorando no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), atuando na Equipe Técnica do Plano Diretor da Cidade Universitária da USP, Campus Butantã. É também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Psicologia da USP, com auxílio de bolsa FAPESP, integrando o Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais, onde atuou como vice-coordenador e gerente do Projeto de Pesquisa "Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior: o caso da USP". Idealizador e CEO da deeptech EduWellTech, uma ferramenta digital criada para avaliar e monitorar a saúde mental de estudantes universitários, atualmente em incubação no CIETEC (IPEN-USP). Principais áreas de atuação: Pesquisa Acadêmica e Inovação Tecnológica de Impacto Social; Docência Universitária e Coordenação Acadêmica; Saúde Mental de Estudantes Universitários; Relações Étnico-raciais; Estigma, Estereótipo, Preconceito, Discriminação e Efeitos Psicossociais do Racismo; Representações Sociais; Psicoterapia; Sistema Conselhos de Psicologia; Redução de Danos; Assistência Social. Email: cvgmelo@usp.br Telefone: +55 71 99132-9113 / +55 11 94440-9113ORCID: [https://orcid.org/0000-0002-3754-8905](https://orcid.org/0000-0002-3754-8905) MyResearcherID: [https://publons.com/researcher/3195255/carlos-vinicius-melo/](https://publons.com/researcher/3195255/carlos-vinicius-melo/)

Mariana Martha Cerqueira Silva, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

É Professora Substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre (2014) e doutora (2021) em Educação pela UFSCar. Desenvolveu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2023), com auxílio de bolsa FAPESP (Processo n. 2022/02481-5). Compõe a equipe da Comissão de Trabalho Mista do Município de Sorocaba (2020-2021; 2023-2024). Integrou o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (2011-2012) . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das relações étnico-raciais da Ed. Básica ao Ens. Superior. Atua na vice-líderança do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS-UFSCar); integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais (IPUSP) e da Coletiva Corpos Insubmissos. Atua em projetos, estudos e pesquisas voltados à temática da Diversidade, Educação para Relações Étnico-Raciais, Currículo e Movimentos Sociais. Tem experiência na docência e coordenação/orientação pedagógica de instituições educacionais de âmbito público, privado e em organizações não-governamentais.

Karen Cristine Matos Santana, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Possui graduação em Psicologia pela Fundação Santo André (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais, no qual é bolsista com auxílio FAPESP no projeto: Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior.

Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde é orientador de mestrado e doutorado, supervisor de pós-doutorado e coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-Raciais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de intercultura e raça-etnia com ênfase nos temas: diversidades, direitos humanos, preconceito e discriminação, planejamento em saúde comunitária, tecnologias de intervenção psicossocial, monitoramento e avaliação de programas/projetos sociais. É pesquisador associado do Grupo de Pesquisa das Periferias - nPeriferias do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (NEPAIDS) da USP. Colabora com o convênio de intercâmbio internacional do Instituto de Psicologia da USP com a The Chicago School of Professional Psychology e com a iniciativa Future 17 The Sustainable Development Goals Challenge Program da University of Exeter e QS Impact. Recebeu a Comenda Castro Alves da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores por sua dedicação a área de intercultura e raça-etnia. Foi assessor ad hoc do Escritório de Saúde Mental da USP (2019-2021), presidente da Comissão Coordenadora da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP (2018-2020), professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004-2010) e professor visitante na Universidade Federal de Rondônia (2013-2018), Universidade Federal do Pará (2016) e no College of Liberal Arts, University of Texas-Austin (2018). Identificador Web of Science (Researcher ID): F-1715-2013. Identificador: ORCID: 0000-0002-5261-0332. Identificador Scopus: 55448121000.

Citas

ARTES, Amélia; UNBEHAUM, Sandra. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Revista Educação e Pesquisa, v. 47, e228355, 2021. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335.

BIAZZI, Renato, et al. Com cotas, USP quadruplica número de estudantes negros e indígenas em 10 anos. G1, São Paulo, 24 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/educacao/noticia/2020/01/24/com-cotas-usp-quadruplica-numero-de-estudantes-negros-e-indigenas-em-10-anos.ghtml. Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. 2010a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 1 jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 25, de 28 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União, n. 249, p. 36, 2010b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=29/12/2010&jornal=1&pagina=36&totalArquivos=136. Acesso em: 3 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 jun. 2024.

BURKE, Moura; KRAUT, Robert. The relationship between Facebook use and well-being depends on communication type and tie strength. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 21, n. 4, p. 265-281, 2016. https://doi.org/10.1111/jcc4.12162

CARLOMAGNO, Marcio C.; ROCHA, Leonardo Caetano da. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 173-188, jul. 2016. http://dx.doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771.

CRENSHAW, Kimberlé Williams. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista estudos feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011

CRENSHAW, Kimberlé Williams. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. Cruzamento: raça e gênero, p. 7-16, 2004. Disponível em: https://static.tumblr.com/7symefv/V6vmj45f5/kimberle-crenshaw.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.

FERNANDES, Claudia Monteiro. Ações afirmativas como política de combate às desigualdades raciais e de gênero na educação superior brasileira: resultados das últimas décadas. Novos Olhares Sociais, v. 5, n. 1, p. 8-39, 2022. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/novos-olhares-sociais/article/download/4661/2424. Acesso em: 30 maio 2023.

FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: UFU, PROEX, 2012. Disponível em: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/1_fc3b3rum-nacional-dos-prc3b3-reitores-de-assuntos-estudantis-e-comunitc3a1rios-25-anos3.pdf. Acesso em: 4 maio 2023.

GOTTARDO, Luziene Francisca da Silva; FERREIRA, Maria Cristina. Suporte social, avaliações autorreferentes e bem-estar de profissionais de saúde. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 67, n. 1, p. 146-160, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672015000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2023.

GRANOVETTER, Mark. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, 1973. Available at: https://snap.stanford.edu/class/cs224w-readings/granovetter73weakties.pdf. Accessed on: July 4, 2024.

GRIEP, Rosane Harter. Confiabilidade e validade de instrumentos de medida de rede social e de apoio social utilizados no Estudo Pró-Saúde. 2003. Tese (Doutorado)_ Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4487

GUARNIERI, Fernanda Vieira; MELO-SILVA, Lucy Leal. Cotas universitárias no Brasil: análise de uma década de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 2, p. 183-193, 2017. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121100

GUIMARÃES, Antonio Sérgio A.; RIOS, Flavia; SOTERO, Edilza. Coletivos negros e as novas identidades raciais. Novos Estudos CEBRAP, v. 39, n. 2, p. 309-327, maio-ago. 2020. https://doi.org/10.25091/s01013300202000020004.

MARSHBURN, Christopher; CAMPOS, Belinda. Seeking Just Us: A Mixed Methods Investigation of Racism-Specific Support Among Black College Students. Journal of Black Psychology, v. 47, n. 1, p. 67-99, 2021. https://doi.org/10.1177/00957984211034961.

MELO, Carlos Vinicius Gomes et al. The subjective well-being of students at the University of São Paulo at the intersection of race-color, sex, and income in times of the covid-19 pandemic. International Journal of Human Sciences Research, v. 3, n. 5, p. 01-19, 2023. https://doi.org/10.22533/at.ed.558352325015

MENESES, María Piedad Rangel; CASTELLÁ SARRIERA, Jorge. Redes sociais na investigação psicossocial. Aletheia, Canoas, n. 21, p. 53-67, jun. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942005000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2023.

MODESTO, João Gabriel et al. Racismo e políticas afirmativas: evidências do modelo da discriminação justificada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 33, e3353, 2017. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3353

MOTERLE, Nathalia et al. Fatores associados à depressão em acadêmicos de Medicina. Anais de Medicina, n. 1, p. 103-106, 2018. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/19021. Acesso em: 23 abr. 2023.

OLIVEIRA, Eduardo de Oliveira e. Uma Quinzena do Negro. In: ARAÚJO, Emanuel (Curadoria). Para nunca esquecer: negras memórias, memórias de negros. Brasília: Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares, 2001. p. 75-82.

ORNELAS, José. Suporte social: origens, conceitos e áreas de investigação. Análise psicológica, v. 12, n. 2/3, p. 333-339, 1994. https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/3103

RODRIGUEZ, Mario S.; COHEN, Sheldon. Social support. Encyclopedia of mental health, v. 3, n. 2, p. 535-544, 1998. Available at: https://mhttcnetwork.org/wp-content/uploads/2021/01/Rodriguez.Cohen_1998.pdf. Access on: July 4, 2024.

SANTOS, Sales Augusto. Coquetel de violências contra estudantes universitárias temperado com doses de racismo. In: ALMEIDA, Tânia Mara Campos de; ZANELLO, Valeska (Org.). Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino-americanas. Brasília: OAB, 2022. p. 259-290.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Construção e validação da escala de percepção de suporte social. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 2, p. 381-388, 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200021

TORRES-PATIÑO, Isabel Cristina; ROJAS-HERNANDEZ, Cristhiam Mauricio; GARCÍA-PERDOMO, Herney Andres. Barreiras de acesso e permanência na universidade: um olhar. Einstein (São Paulo), v. 19, eED6447, 2021. https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2021ED6447

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. ©2024. Disponível em: https://prip.usp.br/. Acesso em: 23 mar. 2023.

VALÉRIO, Ana Cristina de Oliveira et al. Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, 2021, e3007. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO2278.

YAMAMOTO, Erika. Maior programa de permanência do Brasil concede suporte financeiro a 15 mil estudantes. Jornal da USP, São Paulo, 4 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/maior-programa-de-permanencia-do-brasil-concede-suporte-financeiro-a-15-mil-estudantes/. Acesso em: 4 jul. 2024.

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-07

Cómo citar

Melo, C. V. G., Silva, M. M. C., Santana, K. C. M., & Santos, A. de O. dos. (2024). Suporte social e a experiência acadêmica de estudantes negros na Universidade de São Paulo: uma análise qualitativa. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 17, Publicado em 7/7/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58774

Número

Sección

Dossiê Interseccionalidades