Interseccionalidade e escrevivência: diálogos possíveis entre deficiência e raça

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60188

Palabras clave:

interseccionalidade, deficiência, escrevivência, raça, autismo

Resumen

O texto faz uma costura entre interseccionalidade e escrevivência, em uma relação que é feita a partir de minha experiência vivida enquanto uma pessoa negra e autista. Pensar as aproximações entre os dois conceitos nos possibilita compreender interseccionalidade e escrevivência como ferramentas potentes, produtoras de conhecimento e de formação subjetiva, rompendo com um modo de fazer acadêmico que supõe uma neutralidade científica. Falar de uma experiência concreta nos permite acessar histórias, criando conexões e trocas importantes com elas, além de abrir caminhos para pensar outros futuros, vozes e corpos dentro da academia, sobretudo no que diz respeito aos modos de produzir conhecimento dentro da psicologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Tavares de Souza Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Citas

BEYONCÉ. Lemonade. Nova York: Parkwood Entertainment, 2016. Álbum de estúdio.

BORGES, Rosane. Escrevivência em Conceição Evaristo: armazenamento e circulação dos saberes silenciados. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabela Rosado (Org.). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 182-204.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabela Rosado (Org.). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46.

JESUS, Carolina Maria de. Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros. Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio, 2023.

##submission.downloads##

Publicado

2024-04-19

Cómo citar

Rodrigues, A. T. de S. (2024). Interseccionalidade e escrevivência: diálogos possíveis entre deficiência e raça. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 17, Publicado em 19/04/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60188

Número

Sección

Dossiê Interseccionalidades