Diálogos sobre Trabalho-Educação:

oficinas pedagógicas e prática reflexiva no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoro, RN https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Virgínia da Silva Moura Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN https://orcid.org/0000-0002-0744-8276
  • Ana Paula Marinho de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN https://orcid.org/0000-0003-4783-3731

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52514

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, educação profissional, trabalho, diálogo, oficinas pedagógicas

Resumo

Na perspectiva marxista, o trabalho é fator distintivo entre o ser humano e os animais. Ao projetar ações sobre a natureza, com o intuito de produzir a sua sobrevivência e a da comunidade, os homens ditos “primitivos” educavam-se, ou seja, aprendiam e ensinavam a partir das experiências diárias. Esse princípio educativo do trabalho se rompe quando a sociedade passa a se dividir em classes. Considerando a importância dessa discussão na Educação Profissional, foi realizada uma oficina pedagógica sobre a relação Trabalho-Educação com alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu. O encontro com os alunos se deu de forma remota. Para estimular o diálogo, foi usado um vídeo de curta-metragem. No final do encontro, que durou 60 minutos, foi solicitado aos estudantes um texto escrito no qual deveriam tecer considerações a respeito do tema abordado. Nesses relatos, que também serviram para a avaliação da oficina, os estudantes destacaram a importância daquele momento formativo e comentaram a relevância da escola para o futuro profissional. Merece destaque o bom nível de conscientização política dos estudantes ao perceberem a escola não como um espaço em que se repassam conhecimentos, mas de reflexão sobre a sociedade, com vistas à transformação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoro, RN

Licenciado em História (UFPB), doutor em Educação (UFRN) e pós-doutor em Educação (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). É coordenador do Grupo de Estudos “Trabalho, Educação e Sociedade” (G-Tres) do IFRN.

Virgínia da Silva Moura Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária pela Faculdade Ratio, Fortaleza/CE. Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Já trabalhou como Assistente Social junto ao Centro de Referência de Assistência Social da prefeitura municipal de Nova Russas/CE e também foi professora da disciplina de participação cidadã no Projovem Urbano da mesma cidade.

Ana Paula Marinho de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Possui licenciatura em Pedagogia (UERN) e Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Associação ampla entre a UERN, o IFRN e a UFERSA), tendo sido bolsista da Capes no período de 2019 a 2020. Doutoranda em Educação Profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Participa do Grupo de Estudos “Trabalho, Educação e Sociedade” (G-Tres) do IFRN.

 

 

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2006.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARA, D. O Programa “Escola Sem Partido” quer uma escola sem educação. In: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 42-48.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.

CIAVATTA, M. Trabalho-educação – uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Trabalho Necessário, Niterói, v. 17, n. 32, p. 132-149, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/28306. Acesso em: 30 ago. 2021.

DAYRELL, J. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 ago. 2021.

FIORI, E. M. Prefácio - Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012. p. 11-26.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed., São Paulo: Paz e terra, 2015.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, não paginado, jan./jul. 1997a. Disponível em: www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/obras/artigos/6.html Acesso em: 28 ago. 2021.

FREIRE, P. O processo de alfabetização política. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 19-30, jan./jul. 1997b. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/1126. Acesso em: 28 ago. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, G. G.; CIAVATTA, M. (Orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 11-27.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: Editora IFRN, 2012.

LARA, D. M.; MÉNDEZ, R. C. Alike. 2015. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal Konfide Education. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K4Foovfdb-E. Acesso em: 30 ago. 2021.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. v. 1, t. 1. (Coleção Os Economistas).

MONTEIRO, H. R. S. et al. A importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Epistemologia e Práxis educativa, Terezina, v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/8915/5279 Acesso em: 30 ago. 2021.

OLIVEIRA, J. P.; COSTA, C. L. Desenvolvimento de projetos e(m) educação para a cidadania - o caso do programa de apoio à extensão do IFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7085. Acesso em: 28 ago. 2021.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Rio de Janeiro, Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v. 12, n. 32, p. 152-180. jan. abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2011.

SOUSA JÚNIOR, J. Omnilateralidade. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 284-287.

SOUZA, F. C. S.; ALBANO, V. D. A. Compre o seu futuro! o cenário atual da mercantilização da Educação Profissional no Brasil. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 51, e8835, out./dez. 2019.

SOUZA, F. C. S.; COSTA JÚNIOR, J. G. B.; SOUZA, F. L. A reforma do Ensino Médio: uma ameaça à formação integrada?. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e0310212216, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/12216/10906/161227 Acesso em: 30 ago. 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Souza, F. das C. S., Soares, V. da S. M. ., & Lima, A. P. M. de . (2021). Diálogos sobre Trabalho-Educação:: oficinas pedagógicas e prática reflexiva no Ensino Médio Integrado . Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 391-409. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52514