Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato WORD.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece o Modelo de Artigos da Revista.

  • O texto NÃO ESTÁ COM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA
  • O nome e os dados do autor e de todos os coautores foram corretamente inseridos na plataforma

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente aceita os seguintes tipos de documentos para submissão:

  • Relatos de pesquisas
  • Estudo teórico/Revisão da literatura

Contribuição dos/as Autores/as

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente utilizará a estrutura de taxonomia do CREDiT https://credit.niso.org/.  A partir de 2025, os/as autores/as devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do formulário CREDiT disponível nas Condições de Submissão.

Preparação do Manuscrito

  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de responsabilidade e conflito de interesses, que deve ser assinado e anexado digitalmente no sistema.
  • Certifica-se de o artigo está desenvolvido de acordo com o modelo de artigo da ESA
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As Todos os links deverão estar ativos.
  • Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação do iD ORCID;
  • Certifica-se de que todos os metadados foram preenchidos no site da revista no processo de submissão;

Configuração do texto:

  • Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens de 2 cm na borda superior e inferior, 2,5 cm na esquerda e direita; espaçamento entrelinhas: 1,5; recuo de 1,27 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado.
  • Tipo de fonte: A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;
  • Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.
  • Palavras estrangeiras: palavras estrangeiras, expressões latinas e títulos de livros e periódicos devem ser grafados em itálico. Para ênfase usar “aspas duplas”.
  • As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto.
  • Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinado com suas respectivas fontes.
  • As figuras (em extensão jpeg, jpg ou png – resolução de 600 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word.
  • Os artigos devem ser submetidos sem qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham corretamente as informações de seu Perfil de Usuário e também as informações do Passo 3 (Dados da Submissão) da plataforma OJS (colocando nome completo, e-mail, instituição/afiliação, país e resumo da biografia de cada autor do artigo) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria.
  • Folha de Rosto:na submissão do artigo os autores devem enviar os metadados completos, via sistema online, confeccionada por meio do formulário, contendo:
    • Título, palavras-chave e resumo em português, espanhol e inglês.
    • Nome completo de cada autor;
    • Afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País);
    • Endereço eletrônico de cada autor;
    • Indicar qual dos autores é o autor correspondente;
    • ORCID de cada autor;
    • Contribuição de cada autor para o manuscrito: Ensino, Saúde e Ambiente adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy);
    • Resumo: em linhas gerais, devem informar: tema/problema, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Os resumos devem conter entre 150 e 200 palavras.

Ativos digitais

As ilustrações (quadro, figuras, fotografias, desenhos gráficos, mapas, fluxogramas, esquemas, organogramas e outros) deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica (resolução mínima de 600 dpi) e ser inseridas no texto, e não ao final do documento, como anexos. Deverão ser identificadas, na parte superior, com a palavra designativa, isto é, o tipo da ilustração, seguida de sua ordem de ocorrência no texto, em números arábicos (ex: Quadro 1, Quadro 2, Figura 1, Figura 2, etc.). Na parte inferior, é obrigatório identificar a fonte da ilustração (mesmo que ela seja de autoria própria).

Citações

As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2023.

Exemplos:

(Silva, 2004, p. 96)

(Oliveira, 2003, p. 21-36)

(Brasil, 2003, p. 26)

(Silva; Oliveira; Souza, p. 4-5)

As citações no texto são transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta ou textual curta, de até 3 linhas, vindo incorporada ao parágrafo. Quando se tratar de citação direta ou textual longa, com mais de 3 linhas, ela é incorporada em parágrafo isolado, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas.

Citações: Times New Roman, tamanho 10, Recuo esquerdo 4,0 cm.

Transcrições: Times New Roman, tamanho 10, itálico, Recuo esquerdo 4,0 cm.

As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no rodapé da página.  

Referências (Times New Roman, 12 - Espaço Simples – Alinhamento à esquerda)

As referências deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023:2002 da ABNT.

Exemplo:

  • Livro (1 autor)

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 (até 3 autores)

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

(mais de 3 autores)

GUÉRIN, François et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da Ergonomia. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

  • Evento no todo

CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 1., 2005, Natal. Anais... João Pessoa: Ed. Universitária/ UFPB, 2005.

  • Trabalho apresentado no evento

SILVA, Maciel Henrique. O trabalho doméstico livre e a lei nos anos finais da escravidão no Brasil. In: ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 6., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://labhstc.paginas.ufsc.br/files/2013/04/Maciel-Henrique-Carneiro-da-Silva-texto.pdf. Acesso em: 21 fev. 2014.

  • Dissertação

SANTOS, Carolina Ximenes. Estudo sobre o ensino da análise linguística na última década: panorama do impacto da virada pragmática no livro didático de português. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKNVD. Acesso em: 14 fev. 2022.

  • Tese

MONTEIRO, Ana Claudia Lima. As tramas da realidade: considerações sobre o corpo em Michel Serres. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Filosofia) __ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11811. Acesso em: 25 fev. 2013.

  • Relatório de pesquisa

SOUZA, Luiz Gustavo Silva. Educação em tempos neo-liberais: uma análise micropolítica do ensino médio em Vitória, ES. 2002. Relatório de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

  • Parte de livro

MORAES, Marcia. Paulo Freire e a formação da educadora. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996. p. 584-587.

  • Artigo de revista

LOPES, Flavio Marques; NUNES, Andréia Neves. Reutilização de materiais recicláveis para incentivo à Educação Ambiental e auxílio ao ensino didático de ciências em um colégio estadual de Anápolis-GO. Revista de Educação, v. 13, n. 15, p. 87-103, 2010. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/educ/article/view/1868. Acesso em: 10 fev. 2021.

  • Artigo de revista com DOI

SCUPINO, Flavia; KAICK, Tamara Simone van. Avaliação de programas de educação ambiental voltados para gestão de resíduos sólidos em escolas municipais de Pinhais/PR. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 12, n. 1, p. 71-84, 2017. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p71-84

  • Artigo de jornal

FRAGA, Álvaro. Novo medicamento contra a hipertensão. Correio Braziliense, Brasília, 6 jul. 2009. Saúde, p. 17.

  • Documentos jurídicos

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 22 out. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em: 8 jan. 2018.

  • Documentos eletrônicos

QUEIRÓS, Eça de. A relíquia. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.uso.br/textos/autores/ecadequiros/reliquia-texto.html. Acesso em: 2 maio 2002.

Todos os endereços “URL” (links para a internet) no texto deverão estar ativos.

As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Sobre os Autores

Este item só deve ser incluído na versão final, após a avaliação por pares.

Autor 1.

Link do Currículo Lattes ou da homepage institucional.

Apresentar um resumo da biografia de cada autor (pode ser uma cópia do minicurrículo do Lattes) e especificar a participação de cada um na elaboração do estudo apresentado. (Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, parágrafo justificado).

Autor 2.

Link do Currículo Lattes ou da homepage institucional.

Apresentar um resumo da biografia de cada autor (pode ser uma cópia do minicurrículo do Lattes) e especificar a participação de cada um na elaboração do estudo apresentado. (Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, parágrafo justificado).

Autor 3.

Link do Currículo Lattes ou da homepage institucional.

Apresentar um resumo da biografia de cada autor (pode ser uma cópia do minicurrículo do Lattes) e especificar a participação de cada um na elaboração do estudo apresentado. (Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, parágrafo justificado).

Política sobre Conflito de Interesses

Ao submeter o artigo, os autores deverão: preencher, assinar, escanear e enviar como documento suplementar a Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses (passo 4 da submissão do artigo). Os conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Ocorrem quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações, a Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base o aplicativo CopySpider. Considera-se aceitável até 30% de similaridade do texto; acima disso, após ser feita a verificação, é encaminhado para o autor notificação para que faça uma revisão e projete diminuir esse percentual até 30%.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio no aplicativo Copyspider. No caso de plágio, a equipe editorial devolverá o artigo ao/à autor/a, relatando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto para artigos ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido aos/às autores/as, para que possam efetuar as alterações necessárias e submeter o artigo novamente à Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pela equipe editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos/às autores/as.

Acessibilidade e Política de Ação Afirmativa

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, a partir do caminho das discussões interseccionais que as suas publicações vêm tomando, está preparando plano para ser implementado visando à maior e melhor acessibilidade de pessoas com deficiência; e, também, a possibilidades para a implementação de uma política de ação afirmativa, cuidando especificamente da equidade da intersecção gênero-raça, haja vista o número ainda reduzido de mulheres na produção acadêmica e mais ainda de mulheres negras. Inicialmente já estamos fazendo valer a política de equidade de gênero e de raça na formação do nosso corpo editorial. Para isso, em 2025 passaremos a

  1. adotar tecnologias assistivas (programa de leitura; interpretação em libras dos dados de submissão à revista, entre outras ações) que garantam a acessibilidade de pessoas com deficiência à produção científica. Incialmente implementaremos tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, pessoas com baixa visão e pessoas surdas, para as quais a língua portuguesa não é a primeira língua e, sim, LIBRAS.
  2. incluir na política editorial, especificamente na orientação às autoras e aos autores, e na composição do comitê editorial e do quadro de pareceristas ad hoc,  a observação das diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Em relação à questão racial, implementaremos o quesito raça-cor no cadastro dos/as pesquisadores/as na revista, pois entendemos ser esse o primeiro passo, pois trata-se de gerar é uma variável valiosa para construção de diagnósticos sobre as condições de produção das populações negras e indígenas; para, então, construir políticas de equidade racial para a ESA.

A ESA encoraja os/as autores/as a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Na medida do possível, segundo a lei, a ESA renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.

Política de Privacidade 

Os nomes e endereços informados à ESA serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.         

Documentos Suplementares

Declaração de responsabilidade e conflito de interesses

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

Patrocinadores

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF

Laboratório de Estudos Interseccionais da Linguagem e do Desenvolvimento Humano LALIDH-oralidades

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPI-UFF

Fontes de apoio

Superintendência de Tecnologia da Informação - UFF

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Contato

Universidade Federal Fluminense

Instituto de Química – secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF. R. Mario Santos Braga, 30 - Centro, Niterói - RJ, 24020-140. Campus do Valonguinho, Niterói, RJ – Brasil

E-mail: esa.ppecn.uff@gmail.com

Artigos

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