ESTUDANTES DIANTE DA PROBLEMATICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE.

Autores

  • Larissa Tebaldi-Reis
  • Raquel Moraes Soares
  • Robson Coutinho-Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21543

Resumo

Atualmente, a sociedade vem enfrentando grandes problemas de cunho ambiental, em especial a problemática do lixo. A Educação Ambiental (EA) tem seu papel de relevância na mitigação desses problemas. Neste trabalho se investigou as concepções e posturas de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente. Através da análise de questionários semiestruturados foi possível diferenciar os alunos quanto à visão “crítica” e “ingênua” da EA, e sua postura de consumo entre “consumistas” e “ponderados”. Observou-se que a 1ª série apresentou um terço de estudantes com visão crítica. Nas 2ª e 3ª séries esse percentual passou a ser de 50%. Quanto à postura de consumo, a 3ª série apresentou o maior percentual de “consumistas” entre as três séries. Assim, verificou-se que a EA como disciplina não foi capaz de modificar hábitos de consumo desses estudantes à longo prazo, levando-nos à reflexão de que novas estratégias precisam ser utilizadas.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Tebaldi-Reis, L., Soares, R. M., & Coutinho-Silva, R. (2019). ESTUDANTES DIANTE DA PROBLEMATICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE. Ensino, Saude E Ambiente, 12(2). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21543

Edição

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