A experiência significativa do ser mais ambiental na “comvivência pedagógica” – encontros em Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50720

Palavras-chave:

formação de educadores ambientais, experiência significativa, ser mais

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre as potencialidades da proposta da “comvivência pedagógica” para a formação de educadores ambientais, numa perspectiva crítica e a partir de discussões sobre os conceitos de “ser inacabado” e “ser mais” de paulo freire, tecidos com outros autores coadunados com a abordagem. Constata que no contexto de grave crise civilizatória a perspectiva epistemológica da modernidade, instituída sob o paradigma disjuntivo e reducionista nos processos socioambientais, combinado à visão utilitarista e antropocêntrica nas relações com a natureza, retroalimentam a crise. Dessa forma, a consolidação dos conceitos de “ser natural”, “ser mais ambiental” e do sujeito da experiência, como seres subjetivos que interagem no ambiente educativo proposto, enfatizam características necessárias para uma experiência significativa. Emergindo assim como sujeitos transformados e transformadores na radicalização do processo educativo, no sentido de identificação e descontrução de padrões hegemônicos, para a construção de outras formas de ser e estar no mundo.

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Biografia do Autor

Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com especialização em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003).Pós Doutoramento em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e na Universidad de Santiago de Compostela/ES (2020). Professor pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor da Graduação de Geografia e Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS). Coordenador do GT 22 de Educação Ambiental na ANPEd (2013-2015). Atuação na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Palestrante, autor de livros e artigos na área.

Noeli Borek Granier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ

Doutoranda em Educação, no Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, PPGEduc - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ / Brasil. Atualmente em estágio de "doutorado Sanduíche" na Universidade de Santiago de Compostela - USC / Espanha. Mestra em Educação pelo Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc / UFRRJ, com pesquisa em Educação Ambiental (2017, PPGEduc / UFRRJ). Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Veiga de Almeida / UVA (2013). Experiência no ensino de idiomas (inglês e francês) em instituições privadas. Atua como pedagoga e educadora ambiental, em âmbito formal e em instituições sem fins lucrativos.

Sofia Eder, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-UFRJ, em 2007. Com muita experiência e grande atuação em projetos comerciais e residenciais, buscando sempre soluções práticas e de baixo custo econômico, social e ambiental. Em 2013 passou a focar nas áreas de Bioconstrução, Permacultura e Sistemas Agroflorestais (SAF) buscando estudar nas cosmovisões ancestrais outras relações do ser humano com o mundo e os seres que o cercam, com outros humanos e consigo mesmo. Foi docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ de 2018 a 2019. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc - UFRRJ), onde pesquisou sobre a bioconstrução no ambiente educativo de formação de educadores ambientais críticos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS-UFRRJ). Atualmente é conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Guimarães, M., Granier, N. B., & Eder, S. (2021). A experiência significativa do ser mais ambiental na “comvivência pedagógica” – encontros em Paulo Freire. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 575-595. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50720