Paulo Freire em diálogo com Frantz Fanon e Amilcar Cabral

racialismo, subjetividade e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52486

Palavras-chave:

práxis, violência, cultura, educação

Resumo

Ao comemorarmos os 100 anos de nascimento de Paulo Freire, discussões sobre o seu legado estão na cena do dia, muitas dizem respeito às disputas teórico-metodológicas em torno dos seus referenciais — para uns o fundamento da sua obra está nas análises da estrutura social e para outros nas perspectivas do humanismo radical. Neste artigo, a proposta é, para além dessa disputa epistemológica, entender o sentido de subjetividade e de racialização nos textos de Paulo Freire a partir da influência de Frantz Fanon e de Amilcar Cabral. Para tanto, iremos ao encontro dos sentidos de práxis, violência, cultura e educação na obra desses três autores.

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Biografia do Autor

Luiza Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN). 

Fatima Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Antropóloga.Feminista alinhada ao Feminismo Negro, decolonial e Anti-Colonial. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ.Pós Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS do Museu Nacional/UFRJ Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada- PIPGLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico - Raciais/ CEFET/RJ. É autora do livro "Corpos, Gêneros, Sexualidades - políticas de Subjetivação" publicado pela Editora Rede Unida .Atua no campo das Ciências Humanas e Sociais e nos estudos de linguagens, discursos e narrativas, principalmente com os seguintes temas: Raça, Gênero, Sexualidade, Teorias Feministas ( com ênfase nos feminismos negros e decoloniais), Processos Políticos de Subjetivação e Estudos e Pesquisas com os grupos ditos subalternizados.

Abrahão Santos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman. Supervisor clínico-institucional do Programa de Capacitação do Ministério da Saúde para Centro de Atenção Psicossocial de 2006 a 2008. É professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, no setor de Psicologia Social, onde atua como docente na graduação em Psicologia, membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia-UFF, coordena o Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade Cultura Afro-Indígena-Brasileira; criou a perspectiva da "Gestão Coletiva dos Sonhos". Dedica-se à campo da insurgência contracolonial e produção de subjetividades insurgente, numa reunião de comunidades tradicionais, favelas e relações étnico-raciais; nesse sentido realizou o evento: III Encontro Kitembo: Povos Afro-indígenas, saberes tradicionais e pesquisa em diálogo com a universidade, em novembro/2017. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7741-3020.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Oliveira, L. R. de, Lima, F., & Santos, A. de O. (2021). Paulo Freire em diálogo com Frantz Fanon e Amilcar Cabral: racialismo, subjetividade e educação . Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 410-426. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52486

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