A execução de um roteiro pedológico no processo de capacitação docente para futuras práticas sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43460

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem;, funções ecossistêmicas;, geomorfologia; , prática docente;, solo

Resumo

O solo está presente em nosso cotidiano, e sua compreensão é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, visando despertar para a necessidade de sua preservação. Promover o processo de conhecimento sobre a importância dos solos é um desafio no ensino formal, o qual pode ser facilitado através do processo de formação acadêmica em níveis superiores. Nosso objetivo foi realizar um roteiro pedológico junto a acadêmicos da pós-graduação stricto sensu, para ser utilizado como instrumento de educação e sensibilização ambiental, na região sudoeste do estado de Mato Grosso. A metodologia ocorreu ao longo da realização de disciplinas de programas stricto sensu da Universidade do estado de Mato Grosso e consistiu em percorrer uma trajetória pré-estabelecida (roteiro pedológico), com paradas em perfis de solo característicos do território abrangido pelo roteiro. Durante o percurso, os acadêmicos puderam discutir além dos tipos de solo da região, seu uso e os impactos observáveis, bem como observar a relação solo-paisagem e aspectos relacionados à aptidão e capacidade de suporte dos solos. Esse tipo de inserção no âmbito da pós-graduação stricto sensu é algo fundamental na qualidade do processo de formação, sendo capaz de despertar o interesse para as geo-diversidades.

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Biografia do Autor

Sergio Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Pontes e Lacerda, MT

Docente efetivo do Instituto Federal do Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT. Atualmente Doutorando do programa de Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Ciências socioambientais na Fronteira Brasil-Bolívia. Membro da Sociedade Brasileira de Chiropterologia, bem como do Programa para La Conservación de los Murciélagos de Bolivia - Santa Cruz. Tem experiência na área de Docência no nível superior, básico e tecnológico, com ensino sobre temas diversos: saúde, meio ambiente, molecular, genética, entre outros. Atuando em campo com Ecologia e Virologia, e análises de impactos ambientais sobre vertebrados e ambientes, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: chiropteros, educação ambiental e mamíferos de médio e grande porte.

Rodrigo Lemos Gil, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juina, MT

Docente-Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Juína, Brasil. Engenheiro florestal, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Gestão em Auditoria, Perícia e Licenciamento, Mestre em Ciências Ambientais e Doutorando em Ciências Ambientais (PPGCA UNEMAT)

Francimeire Fernandes Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Pontes e Lacerda, MT

Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas (2012). Especialista em Ecologia e Conservação (2012). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). Atualmente Doutoranda em Ecologia e Conservação, pela Universidade do estado de Mato Grosso - UNEMAT. Com experiências na área de Ecologia, Educação Ambiental, Conservação e Diagnostico Ambiental e Etnoambiental, com ênfase em Ecologia de Mamíferos (Chiropteros) e peixes. Atuando principalmente nos temas: Mamíferos, Amazônia,Cerrado, Ecótono, Ecologia de paisagens, Desflorestamento, Ecologia de patógenos Zoonóticos em Morcegos.

Juberto Babilônia Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cáceres, MT

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutorado em Geografia, Departamento de Geociências (Planejamento Territorial e Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (2014). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de solos (pedologia), levantamento do meio físico, recuperação de áreas degradadas, geoquímica ambiental, geomorfologia fluvial e uso e manejo do solo. Atualmente exerce o cargo de Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal, Ciência e Tecnologia - Campus Cáceres/MT, atuando na área: agricultura/fitotecnia, ministrando as disciplinas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, gênese e morfologia do solo, classificação do solo e olericultura. É professor permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Geografia/PPGGEO da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres, onde orienta e ministra a disciplina estudos de solos aplicados à análise ambiental. 

Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Pontes e Lacerda, MT

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso, editor assistente - Revista Brasileira de Ciência do Solo e consultor científico de diversos periódicos. Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da fertilidade do solo, dinâmica de nutrientes no sistema solo:planta:animal, elementos-traço, poluicao ambiental e recuperação de pastagem degradada. Atualmente tem participado de trabalhos multidisciplinares no curso de Mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT com foco nos seguintes temas: Impacto, monitoramento e contaminação ambiental; e Elementos para a gestão dos recursos hídricos.

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

Silva, S. G. da, Gil, R. L., Ferreira, F. F., Sousa, J. B., & Pierangeli, M. A. P. (2022). A execução de um roteiro pedológico no processo de capacitação docente para futuras práticas sustentáveis. Ensino, Saude E Ambiente, 15(1), 125-140. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43460

Edição

Seção

Artigos